Grande parte das pessoas tem em seu guarda-roupa alguma peça que pertenceu a gerações anteriores da família. Às vezes uma joia ou um vestido de noiva, é muito comum elas serem descritas pelo seguinte adjetivo: vintage. O termo é muito usado no mundo da moda, como por exemplo quando Kim Kardashian foi ao Hollywood Beauty Awards 2019 com um modelo de vestido Thierry Mugler de 1998. O que faz a peça ser vintage e não retrô? Muito simples: a idade. Muitas vezes tidas como sinônimos, as duas palavras têm diferença de significado e o Purepeople explica!
Quantas vezes a família real britânica, seja através de Meghan Markle ou de Kate Middleton, usou joias que pertenceram a algum outro membro da família, geralmente, a princesa Diana (como o famoso anel de noivado que William deu à Katherine)? As preciosidades exibidas pelas duquesas, assim como o vestido usado pele mãe de North, Chicago e Saint, são exemplos do que é vintage. Para ganhar esse adjetivo, a peça precisa ter sido feita, no mínimo, há vinte anos. Vintage é usado para se referir, não só no mundo da moda, à peças feitas no período de 1920 até no máximo, 20 anos atrás, em 2019, no caso, até 1999. Como o Thierry Mugler de Kim Kardashian é de 1998, ele tem precisamente 21 anos e é, sim, considerado vintage. Já no caso das duquesas, qualquer peça que pertenceu à Diana é vintage, pois a própria morreu há vinte e dois anos.
Para definir o retrô, basta observar algumas tendências que têm feito muito sucesso na moda atual. Começando pela pochete. O acessório que era febre na década de 90 ganhou de novo as coleções do mundo da moda e vem sido exibido por aí na cintura de inúmeras celebs. Peças com muito strass e cintura baixa já fizeram parte dos guarda-roupas das jovens há alguns anos e estão dando o ar da graça mais um vez, em 2019.
A Dior reeditou recentemente sua famosa saddle bag, bolsa que fez sucesso em 1999, quando a grife era comandada por John Galliano. O que todos esses exemplos fizeram foi pegar peças novas com um ar antigo, exatamente a definição de retrô. Quando um look é composto por elementos produzidos na atualidade mas com uma inspiração antiga, ele pode ganhar essa determinação de retrô. O termo faz referência ao estilo, não à idade e é uma forma de tendências vintage voltarem para a atualidade.
(Por Anna Wery)