Shakira chegou com tudo em 2023. Depois de lançar hits globais com indiretas ao seu ex-marido, Gerard Piqué, e mostrar seu potencial para emplacar singles de sucesso, a artista provou que sabe fazer um grande comeback e rapidamente voltou a ser o centro dos holofotes. Mas o seu caminho até aqui envolveu ser um ícone da moda para quem amava o estilo roqueira e ciganinha nos anos 2000 e uma longa trilha para se tornar uma das maiores artistas latinas do mundo.
Então, nesta matéria, fizemos uma linha do tempo da evolução do seu estilo e da sua carreira com estas 30 fotos. Confira a galeria!
Shakira, que supostamente está começando um namoro com Lewis Hamilton, já está na indústria há um bom tempo e, por isso, temos um grande material para analisarmos como a colombiana mudou ao longo das suas eras. No início dos anos 1990, quando se lançou no mercado musical, a voz por trás do hit "Loca" apostava em blusas simples e calças justas para boa parte dos eventos que frequentava - principalmente shows.
Nessa época, a jovem conseguiu fazer sucesso com algumas músicas e seu disco de estreia, intitulado "Magia" serviu para apresentá-la ao mundo quando ela tinha apenas 13 anos. Depois disso, vieram algumas músicas interessantes, mas sua carreira começou a alavancar mesmo internacionalmente com o álbum "Pies descalzos".
Com direito à turnê mundial, sua era acabou rendendo à estrela três prêmios no Billboard Latin Music Awards. Em 1998, Shakira, que tem um grande amor por perfumes, lançou o LP "Dónde Están Los Ladrones?", que fez com que ela ganhasse o Grammy Latino de Melhor interpretação pop feminina.
No mesmo período, a diva foi se sentindo mais confortável para ousar e acabou investindo em uma peça que rapidamente virou sua marca registrada: blusas sem manga estampadas com bastante brilho. Até hoje a cantora aparece usando modelitos nesse estilo, junto de calça jeans que reforçam sua cintura e deixam boa parte do seu corpo à mostra.
Por mais que Shakira seja um grande nome do mundo pop na música, suas roupas, por vezes, refletiram outra coisa. A nossa musa adorava usar peças pretas pesadas, modelitos transparentes e acessórios metálicos que faziam referência ao estilo roqueiro do início dos anos 2000. Além disso, Shakira curtia colocar bastante informação nos seus looks, levando a muitas camadas.
A partir da virada do século, a cantora quis ainda mais alcançar o sucesso mundial. Por isso, emplacou diversos singles em inglês, incluindo o hit "Hips Don't Lie", que atingiu o primeiro lugar das paradas americanas, fazendo dela a única artista sul-americana a conseguir isso até então. A música ainda se tornou a mais vendida da década, com 18 milhões de cópias comercializadas.
Em 2010, Shakira abraçou para si o estilo dançante recheado de ritmos calientes e se consagrou como um verdadeiro fenômeno global ao disponibilizar a canção "Waka Waka (This Time for África)", o tema oficial da Copa do Mundo na África do Sul.
Durante esse período, ela veio com tudo com seu estilo hippie/ciganinha. Os paetês, brilhos, faixas e saias longas que a artista usava acabaram se tornando sua maior referência. Isso tudo atrelado a blusas abertas e cardigans sem mangas.
Com dois Grammy Awards, oito Grammy Latinos e mais de 85 milhões de discos vendidos ao redor de todo mundo, dá para perceber que Shakira veio para ficar. Em 2023, ela retornou ao mainstream com o sucesso "Bzrp Music Sessions, Vol. 53", que rendeu muitas fofocas.
Hoje em dia, a dona de "Chantaje" ela está mais voltada para vestidos longos e roupas casuais mais clássicas, que não deixam tanto do corpo à mostra e tem um ar mais confortável. Mas isso não a impede de se divertir com um vestido míni ou modelitos mais noturnos quando sente vontade!
Com tantas mudanças na sua vida pessoal e profissional, era de se esperar que seu estilo também se transformasse bastante - o que inclui, é claro, o seu cabelo. A diva latina ousou bastante com seus cachos loiros naturais, mas também quis experimentar o ruivo, o castanho, alisou o cabelo e, em uma época, chegou a usar tranças.