Mais de oitenta belas mulheres disputam, neste domingo (25), o título de Miss Universo, no evento que será realizado na cidade de El Doral, na Flória, nos Estados Unidos. O nosso país será representado por Melissa Gurgel, vencedora do título de Miss Brasil em setembro do ano passado. O canal TNT irá exibir a cerimônia com apresentação de Domingas Person e Natália Guimarães, vencedora do Miss Brasil 2007.
"A emoção é muito grande e eu tinha muita fé de que iria chegar até aqui, mas não deixou de ser uma surpresa. Deus me guiou e me deu muita atitude na hora do desfile. Graças a ele eu conquistei essa coroa", escreveu Melissa em sua conta de Twitter ao comemorar a vitória no Miss Brasil 2014.
A última vencedora do Miss Universo foi Gabriela Isler, da Venezuela, que recebeu as cobiçadas coroa e a faixa em 2013. Na ocaisão, Patricia Yurena Rodriguez (Miss Espanha) foi a segunda colocada e Constanza Baez (Miss Equador), a terceira. A brasileira Jakelyne Oliveira acabou ficando apenas em quinto lugar, e lamentou não ter tido melhor desempenho.
Brasil tem longo jejum no concurso
Somente duas brasileiras ganharam o Miss Universo. A primeira delas foi Ieda Maria Vargas, em 1963. Cinco anos mais tarde, Matha Vasconcellos desbancou todas as concorrentes. Depois disso, o máximo que o Brasil chegou perto da liderança do concurso foi em 2007, quando Natália Guimarães conquistou o segundo lugar. Ela perdeu para Riyo Mori, eleita Miss Japão.
No caso mais lendário, Martha Rocha ficou sem o título por causa de duas polegadas a mais. A vencedora acabou sendo Miriam Stevenson, dos Estados Unidos. Nossa representante nesse ano, Melissa Gurgel, foi uma das beldades que exibiu a boa forma ao desfilar de biquíni em uma prévia do evento. Mas nem tudo são flores na vida da cearense. Ela já recebeu críticas preconceituosas por causa do seu sotaque.
"Tenho orgulho dele, é a identidade de onde nasci. É uma pena que ainda haja esse tipo de comentário no Brasil. Os sotaques só reforçam a diversidade e a riqueza que existe no nosso país", afirmou a Miss Brasil em entrevista ao Purepeople. "Não tenho orgulho só de ser cearense, mas também de ser brasileira. E a mulher brasileira é guerreira, não se abate. Essas pessoas que fizeram esses comentários vão me conhecer aos poucos e ver que posicionamentos como esses não me afetam", acrescentou.