Vencedora do concurso Miss Brasil 2019, Júlia Horta fez uma homenagem a Marta Silva e lembrou os casos de violência contra a mulher, ocorridos no país, em uma etapa do Miss Universo, realizada em Atlanta, nos EUA. Em sua conta de Instagram, a modelo escolheu o motivo de levar o esporte mais tradicional no Brasil para as passarelas. "O Brasil é internacionalmente conhecido pelo futebol, por isso resolvi representá-lo no Miss Universo. Mas, mais do que isso, quis fazer uma homenagem ao futebol feminino, em especial à nossa admirada Marta Silva que é detentora do recorde de títulos de melhor jogadora do mundo (seis vezes, entre 2006 e 2010 e 2018), sendo um recorde não só feminino, mas também entre os homens", justificou.
Além dos troféus, Marta é a maior artilheira da Copa do Mundo tanto entre as mulheres como com os homens. Em seguida, Júlia pediu a valorização do futebol feminino. "Acho que essa singela homenagem ainda é pouco perto do reconhecimento que nossas jogadoras merecem. Nós, mulheres, merecemos ser valorizadas pelo nosso trabalho", escreveu. Ao cruzar a passarela, na etapa do "Traje da nação" (em tradução livre), a modelo usou um look desenvolvido por Helerson Maia, de Parintins, Amazônia, e uma bandeira onde se lia "Pare a violência contra as mulheres". No concurso mundial, a brasileira vai tentar herdar a coroa da filipina Catriona Gray. "Obrigada por abraçar a minha ideia e pela sensibilidade", agradeceu.
Ainda em seu post, a vencedora do Miss Brasil recordou pedido da atleta, que foi às lágrimas em discurso na ONU. "Marta usou a Copa Do Mundo deste ano para fazer o seu apelo pela equidade de gênero e agora estou aqui no Miss Universo, a maior plataforma que tive a oportunidade de usar até hoje, fazendo o meu. Queremos direitos e oportunidades, respeito, espaço", salientou. "Não queremos, não merecemos e não vamos tolerar ser violadas, agredidas, assediadas. O Brasil ainda está no top 5 de países em que mais se matam mulheres no mundo. E a violência acontece em todo o canto!", recordou. Nas etapas seguintes, Júlia desfilou com traje de banho e look de gala.
Em agosto deste ano, a jogadora Toni Pressley, namorada de Marta, revelou um câncer de mama e foi apoiada pela brasileira. "Você é guerreira e irá voltar mais forte do que nunca. Te amo", escreveu Marta. Em seguida, foi a vez de Toni se pronunciar. "Meus companheiros de equipe, treinadores, amigos e familiares foram muito importantes durante esse período. Mesmo que eles não tivessem ideia do por que. Eu me sinto sortuda por ter o apoio total da minha equipe, clube, família e amigos. Obrigado à minha incrível equipe de médicos da Orlando Health por me ajudar em todas as etapas", afirmou.
(Por Guilherme Guidorizzi)