O nadador americano Michael Phelps foi detido, na madrugada desta terça-feira (30), dirigindo sob efeito de drogas, nos Estados Unidos. De acordo com informações do site "TMZ", o campeão dirigia seu carro, um modelo Land Rover, acima da velocidade máxima permitida e fora dos limites da pista, na cidade de Baltimore, Maryland, quando foi parado em uma blitz.
Phelps foi submetido ao teste do bafômetro, que constatou que ele havia ingerido o dobro da quantidade permitida de álcool. O atleta foi enquadrado por DUI (driving under the influence), que é uma notificação dada a quem é pego dirigindo sob influência de álcool ou drogas, mas responderá ao processo em liberdade.
Essa é a segunda vez que ele é detido por dirigir bêbado. Em 2004, com 19 anos, ele bateu de carro, também em Maryland. Na época, o nadador fechou um acordo judicial com o Ministério Público e declarou-se culpado em troca de 18 meses de liberdade condicional.
O maior medalhista olímpico da história havia anunciado a aposentadoria ao fim das Olimpíadas de Londres, em 2012, mas voltou a competir em abril deste ano. Com o retorno dele às piscinas, a expectativa de sua participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016 é grande. Apesar de não estar em sua melhor forma, Phelps segue treinando firme e já se classificou para o mundial de natação, que acontece em 2015 na Rússia.