Matheus Nachtergaele mergulhou na vida de Joãosinho Trinta para interpretá-lo nos cinemas. O ator, que protagoniza o filme "Trinta", dirigido por Paulo Machline, relembrou em entrevista ao programa "Preview", do Telecine Pipoca, como foi o seu encontro com o carnavalesco, morto em dezembro de 2011, aos 78 anos.
"Eu estive com o João antes de filmar. Ele sabia que eu faria o filme, estava feliz que eu ia fazer. Vi aquele olhar de criança e deu para me contaminar com a visão de mundo que ele tinha. O meu coração esteve com ele", contou o ator em conversa com o canal durante a première no Festival do Rio, no Theatro Municipal. "E a cada aula de balé que eu tive que fazer para o filme, ele estava comigo", acrescentou Matheus.
O público terá a oportunidade de conhecer melhor a história de Joãosinho nas telonas. No filme, o carnavalesco compara o desfile de uma escola de samba a apresentação de uma ópera, principalmente por ter integrado o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio.
"Ele tenta a sorte na Cidade Maravilhosa, e, apesar de ser baixo e ter a cabeça chata, vai para o balé do Theatro Municipal. Logo depois, foi se envolvendo com figurinos, adereços, cenografia. Até que o Fernando Pamplona (carnavalesco e diretor de cenografia do Municipal) o levou para fazer alegorias no Salgueiro. A alta cultura que ele adquiriu no Theatro transformou para sempre o carnaval carioca. Estou vivendo um dos maiores artistas do mundo, por isso, essa ansiedade", declarou o protagonista do filme à atração, que será exibida às 22h desta segunda-feira (6).
O longa-metragem, que conta ainda com a atriz Paolla Oliveira e o ator Milhem Cortaz no elenco, tem estreia prevista para o dia 13 de novembro.