Marina Ruy Barbosa, atualmente morando temporariamente em São Paulo a trabalho, usou o seu Instagram para agradecer o prêmio de Melhor Atriz no Troféu Imprensa, no SBT, emissora de Silvio Santos - apresentador que constrangeu famosos em noite de premiação, no domingo (9). No post, a artista comemorou mais um conquista de sua carreira, momentos esses que virarão história em seu livro. Entretanto, uma seguidora se incomodou com a legenda e tentou corrigir seu comentário, mas acabou levando uma "aula" de português da artista.
"Muito feliz de ter ganho o Troféu Imprensa pela novela 'Totalmente Demais'. Obrigada, Hugo Gloss, Flávio Ricco e Marcelo Bartolomei por essa alegria! Interpretar a Eliza foi uma oportunidade incrível, que vou guardar sempre na memória e coração. Eternamente grata a Luiz Rios, Rosane Vartman e Paulo Halm por essa 'mocinha' com tanta força e personalidade. Espero que a gente se encontre muitas e muitas vezes!", escreveu ela, completando em seguida: 'Ah, 'Totalmente Demais' ganhou o prêmio de Melhor Novela também. Uhul! Silvio, quero ir receber no ano que vem!".
Após a publicação no ar, uma internauta tentou corrigi-la. "Ter ganhado* o Troféu Imprensa. E parabéns! Você é uma excelente atriz mesmo", escreveu a seguidora. Mas a noiva de Xandinho Negrão, que rejeitou os rumores de mal-estar com Mariana Goldfarb após abandonar um evento por estarem usando o mesmo look, tratou de rebater o comentário da admiradora e "ensinou" o português a ela. "Ganho e ganhado são duas formas corretas do particípio do verbo ganhar. Assim, é correto dizer: ter ganhou ou ter ganhado, tinha ganho ou tinha ganhado, tivesse ganho ou tivesse ganhado", escreveu a atriz. "Ganhar é um verbo abundante, apresentando duas formas equivalentes de particípio: uma forma regular e outra irregular.
Outro seguidor, no entanto, entrou na questão e rebateu a artista. "Marina, infelizmente a sua correção está equivocada. A pessoa lá que te corrigiu disse o certo: 'TER/HAVER ganhado'. Na existência de particípio regular e irregular, só se usa o irregular com os verbos SER/ESTAR. Vamos dar uma olhadinha na gramática ou até mesmo no Google antes de sair corrigindo as pessoas que estão certas, né! Beijos e parabéns por ter ganhADO o prêmio", escreveu.
(Por Rahabe Barros)