A baixa audiência da novela "Em Família" tem causado uma sequência de polêmicas e estimulado medidas para melhorar o ibope da trama. Uma delas seria o afastamento do diretor Jayme Monjardim.
De acordo com o colunista Leo Dias do jornal "O Dia", desta vez o autor Manoel Carlos estaria empenhado a cuidar pessoalmente da trilha sonora da novela, que também é de responsabilidade de Jayme.
O autor estaria de olho na canção que vai ao ar em cada cena. O objetivo é supervisionar as músicas, principalmente para evitar excessos de execução da trilha "Só Vejo Você", cantada pela mulher de Jayme, Tânia Mara. A canção serve de pano de fundo para o encontro de Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller), personagens principais da trama.
Ainda de acordo com o colunista, o autor acredita que Jayme faz uso frequente demais da música da mulher durante os capítulos. Outra fato em comum é a música "Bungee Jump", cantada por Rafael (irmão de Tânia), em destaque na trama. A canção é trilha de André (Bruno Gissoni) e Luiza (Bruna Marquezine).
"Em Família" tem recebido críticas severas desde a sua estreia. Uma das polêmicas levantadas foi as diferenças de idades dos personagens, principal motivo que vem pressionando o afastamento de Jayme da trama.
Para conquistar o público, algumas mudanças estariam sendo cobradas pelo departamento de desenvolvimento artístico da Globo. Já foi proposto, que o romance entre Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) seja mais explorado, embora a cena do beijo entre eles não tenha atingido a meta de audiência estimada pela emissora.
Não é a primeira vez que Monjardim enfrentará um afastamento, caso isso ocorra. Em 2005, o diretor precisou deixar a direção de "América", novela de Gloria Perez. Em seu lugar, entrou Marcos Schechtman.