Após a repercussão do primeiro beijo gay da TV Globo, no último capítulo de "Amor à Vida", a expectativa para o romance homossexual - já anunciado - entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) na novela "Em Família" é grande. Em conversa com o Purepeople, Manoel Carlos e Tainá comentam essa história de amor que está dando o que falar na nova trama das nove.
A pergunta que não quer calar vem sendo feita a Maneco desde que o tão esperado beijo entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) foi ao ar. "Me perguntam muito se 'vai ter beijo gay?', e eu digo: Não sei... Pode ser que tenha, pode ser que não. E pode ser que a Globo ponha no ar, pode ser que não ponha. Nos meus planos não está o propósito de fazer beijo gay. Mas sim o de fazer uma grande história de amor entre duas mulheres. Se vai ter beijo entre elas ou se não vai, o encaminhamento da história vai pedir ou não. Se tiver, ótimo (...) Numa história de amor sempre cabe beijo. Gays ou não gays", pondera o autor.
Na pele da fotógrafa Marina, Tainá Müller conta o que sentiu ao ver o beijo de Félix e Niko: "Fiquei bem emocionada. Na hora eu nem pensei nisso, se ia influenciar na expectativa em torno da relação da Clara e da Marina... Eu achei a cena realmente linda e parabenizei os meninos".
Se o beijo das duas personagens pode ou não acontecer, o autor não bate o martelo: "Sempre pôde e nunca aconteceu. Eu fiz em 'Mulheres Apaixonadas' o beijo daquelas meninas (Alinne Moraes e Paula Picarelli como Rafaela e Clara) fingindo que eram Romeu e Julieta. E foi bom, sem nenhum problema. A Glória (Perez) gravou e não colocaram no ar, então... Agora que quebrou-se a expectativa, fica menos importante".
Desde o início da terceira fase as cenas de Marina e Clara já começaram a ser exibidas. Tainá afirma que já está entrosada com a colega e a elogia: "A gente tem gravado direto, tem feito leituras para estabelecer uma parceria muito bacana na novela. Temos construído juntas essas personagens, a Giovanna é uma atriz maravilhosa... Isso eu nem preciso falar, porque a gente vê, né? (risos)". E sobre orientação sexual da fotógrafa, explica: "Ela é bissexual. Acho que a Marina é o tipo de mulher que é tão mente aberta, tão cosmopolita, que não se prende a categorias, a rótulos. No momento em que ela se apaixona por alguém, ela vai".
E as cenas que já foram ao ar provam Tainá não está exagerando. Logo quando vê Clara em sua exposição, Marina se aproxima e inicia a conversa, perguntando em seguida onde a moça encontrou tanta beleza. Depois a convidou para uma festa em sua casa, mas se sentiu mal e não pôde esticar a conversa, por isso a chamou para visitá-la no dia seguinte e durante a visita pediu ajuda para tomar um banho, ficando nua em sua frente. Quando Clara disse que tinha de ir embora, a fotógrafa pediu que ela voltasse à sua casa no domingo para almoçar, levando o marido e o filho e se recusou a aceitar um não como resposta. Nos próximos capítulos, elas vão ficar cada vez mais íntimas e farão inclusive uma viagem juntas para Angra dos Reis.
(Por Samyta Nunes)