Maria Júlia Coutinho ainda não sabe quando vai se tornar uma das apresentadoras da edição de sábado do "Jornal Hoje". A moça do tempo do "Jornal Nacional" tem feito testes para o telejornal vespertino desde fevereiro. Os três meses de pilotos (programas que são avaliados internamente) já chamam atenção da Globo de São Paulo e a jornalista é avaliada no mínimo, uma vez por semana. O motivo principal é que Maju ainda não se sente pronta para ancorar o noticiário e, por isso, pediu, segundo colegas de emissora, para ainda não ser efetivada.
A informação é do colunista de TV Daniel Castro, nesta segunda-feira (15). De acordo com a publicação, normalmente os repórteres promovidos a substitutos de Evaristo Costa e Sandra Annenberg fazem testes por duas semanas, no máximo. Aos sábados, se revezam no telejornal, entre outros, Roberto Kovalick, Renata Capucci - que emocionou os telespectadores ao relembrar o aborto sofrido - e Michelle Barros. Kovalick já tinha experiência de apresentar blocos internacionais quando ainda era correspondente em Londres, na Inglaterra, e foi examinado em apenas um dia. Já Michelle precisou de duas semanas para ser aprovada.
Esses testes são gravados normalmente à tarde após a exibição do telejornal - no qual contou, com bom humor, ter levado chamada ao apelidar Cuiabá de Cuiabrasa. Maju comanda o noticiário toda a edição diante dos técnicos. A jornalista não tem podido se dedicar aos pilotos pois a Globo não quer ela se afaste da previsão do tempo do "JN". No principal telejornal da TV brasileira, Maria Júlia mostra sintonia com William Bonner e é alvo constante de brincadeiras do ex-marido de Fátima Bernardes.
No final de 2016, a jornalista afirmou que ser mãe está nos seus planos e a gravidez pode acontecer ainda esse ano. "Quem sabe? Talvez. Tudo depende, vamos ver se a meteorologia vai deixar", contou, ao Purepeople. Maju é casada com o publicitário Agostinho Paulo Moura, a quem conheceu na fila de um show.
(Por Guilherme Guidorizzi)