A novela "Terra e Paixão" tem uma trama recheada de ambição, disputas e mistérios. Se já está certo que outros dois personagens vão morrer após o assassinato de Isabel (Yasmin Gomlesvsky), que acabou provocando a prisão injusta de Aline (Bárbara Reis), uma pergunta segue sendo feita. Primeira mulher de Antônio (Tony Ramos) e mãe de Caio (Cauã Reymond), Agatha (Bianca Bin) morreu mesmo?
Em uma trama semelhante à da novela "Renascer" (1993), que ganha remake no ano que vem, Antônio vê a mulher morrer no parto e, por isso, passa a culpar Caio pela morte. O mocinho cresce enfrentando o desprezo do pai e o ódio da madrasta, Irene (Gloria Pires), mãe de Daniel (Johnny Massaro) e Petra (Debora Ozório), a vilã que receberá um castigo cruel de Antônio, que por sua vez terá outra atitude inesperada.
A tudo isso se soma o fato de Irene querer fazer de Daniel o sucessor de Antônio nos negócios. Resta a Caio se aproximar de Cândida (Susana Vieira), amiga de Agatha, desde a infância e estabelecer com ela uma relação de mãe e filho, na trama de Walcyr Carrasco.
Oficialmente, sim, a mãe de Caio e primeira mulher de Antônio está morta e perdeu a vida no parto do único filho. Ao mesmo tempo, as teorias da conspiração se fazem presentes em relação à morte de Agatha.
A principal é que Irene, ambiciosa como sempre, matou a primeira mulher do fazendeiro para poder, depois, se casar com ele. A isso se reforça o fato de Agatha ter pedido a Cândida para cuidar de seu bebê em sua ausência, como já se previsse algo.
E ao que tudo indica, não há nenhuma chance de Agatha ter sobrevivido ao parto (ou à tentativa de assassinato) e aparecer viva daqui para frente. Porém, como a história é uma obra aberta, pode, claro, acontecer uma grande reviravolta e trazer Agatha de volta à vida como ocorreu com outra personagem de Bianca Bin em novela de Walcyr. No caso, Clara de "O Outro Lado do Paraíso".