A novela "Terra e Paixão" ainda não emplacou na audiência medida em São Paulo embora haja muitos motivos para prender o público diante da TV. Enquanto isso, os bastidores da atual trama das nove seguem agitados. Isso porque Bruno Luperi, autor de sua sucessora, o remake de "Renascer" (1993), quer adiar a estreia da releitura do clássico do avô Benedito Ruy Barbosa prevista para janeiro de 2024.
Responsável por "Velho Chico" e pela segunda versão de "Pantanal", Luperi alega que "Terra e Paixão" e "Renascer" são semelhantes. Se na primeira, Antônio (Tony Ramos) culpa o filho mais velho, Caio (Cauã Reymond), pela morte da primeira mulher, Agatha (Bianca Bin), na segunda novela quem rejeita o herdeiro, João Pedro (Marcos Palmeira), é José Inocêncio (Antonio Fagundes), viúvo de Maria Santa (Patricia França).
E as semelhanças não param por aí. Tanto "Terra..." como "Renascer", que marcou a volta de Benedito à Globo após passagem pela Manchete, são novelas rurais. De acordo com o "Notícias da TV", Bruno Luperi culpa Ricardo Waddinton, ex-diretor geral de dramaturgia, por ter aprovado duas histórias parecidas em sequência.
Em março, a Globo divulgou em um evento que "Renascer" será sua próxima novela do horário nobre, mas oficialmente isso não é confirmado. Antes, no fim de 2022, a emissora pediu uma releitura do clássico que trazia no elenco nomes como Adriana Esteves. A essa altura, a sinopse de "Terra..." já havia sido entregue e aprovada, porém.
Depois, nos dois primeiros meses de 2023 a equipe de "Renascer" iniciou a pré-produção e visitou Ilhéus, na Bahia, para se aprofundar nas questões do cultivo do cacau, "personagem" do folhetim icônico. Agora, enquanto Luperi quer adiar a estreia de "Renascer", a Globo estuda iniciar as gravações em setembro.
Acontece que nenhuma outra obra para as nove tem trabalhos tão avançados. Mas não custa lembrar que em março passado, a emissora carioca antecipou "Travessia" e jogou "Todas as Flores" para o streaming. Já Amauri Soares, novo responsável pela dramaturgia prefere apostar suas fichas em novelas com sinopses populares.
Em relação às outras faixas, o cronograma não deve ser alterado. O remake de "Elas por Elas" virá às seis e "Fuzuê", com Marina Ruy Barbosa como vilã, às sete.