A Balenciaga se tornou assunto em todo o mundo por conta de duas campanhas polêmicas (+ entenda em detalhes cada uma delas nesse link) e entre os nomes relacionados à marca está o de Lotta Volkova. A russa de 38 anos é uma ex-stylist da grife e, de acordo com informações oficiais, não tem mais qualquer relação com a maison.
"Lotta Volkova não trabalhou com a Balenciaga ou com qualquer time da marca desde 2017 e ela não está envolvida, de modo algum com as novas campanhas", afirmou um porta-voz da Balenciaga à revista norte-americana "Newsweek".
De acordo com informações do portal "FFW", Lotta é natural de Novosibirsk, terceira maior cidade russa, e seu nome é inspirado em uma canção do Led Zeppelin, "Whole Lotta Love". A paixão pela moda veio ainda na adolescência, com o programa "Eurotrash", apresentado por Jean Paul Gaultier e Antoine de Caunes.
A mudança para Londres aos 17 anos reafirmou sua ligação com o mundo fashion: ela estudou fotografia, moda e arte na Central Saint Martins e começou a confeccionar suas próprias roupas. A relação com Balenciaga veio por conta da amizade com Demna Gvasalia, nomeado diretor criativo da marca em 2016 - que ainda segue no posto.
Entre os conteúdos que estão repercutindo com a nova polêmica da Balenciaga - que já virou caso no Suprema Corte de NY - está uma foto de uma mulher com uma roupa vermelha e dois bonecos no colo, também pintados com a cor. Diferentes postagens apontam que tal modelo é Lotta Volkova.
O portal norte-americano "Snopes", que realiza checagem de fatos que reverberam na web, pontuou que não se trata da mesma pessoal. A agência de fotos Getty Images não identificou Lotta na foto e, comparando os registros, percebe-se vários traços diferentes, como formato do nariz e sobrancelhas. Veja abaixo:
Diante da enxurrada de acusações, Lotta optou por privar seu perfil no Instagram, mas antes disso, teve diferentes posts polêmicos resgatados por internautas. Tais postagens foram, de fato, feitas pela russa - que teria, segundo informações da Elle, "muitos relatos de maus tratos a modelos, racismo e gordofobia" em seu passado.
Todavia, como Lotta não trabalha com a Balenciaga há cinco anos, é errado estabelecer uma relação direta entre as campanhas polêmicas e as postagens.