Letícia Colin estreou a novela "Sete Vidas" em março sabendo que seu papel exigiria uma mudança de hábitos antes e ao longo da trama. A Elisa do folhetim das seis da TV Globo perdeu 5 Kg para o papel da jovem que desenvolve anorexia em busca de sucesso na carreira de modelo, e comentou como foi o processo de emagrecimento.
"Desde que eu soube que a Elisa ia virar modelo e que depois ia começar a apresentar distúrbios alimentares e a inventar uma série de recursos para conseguir ficar magra, eu vi que teria que abrir mão de algumas coisas na minha vida para poder fazer essa personagem. Mas tive durante todo o processo um acompanhamento médico de perto. O início da novela mostrou a Elisa de antes, mais cheinha, que era eu mesma. Sempre fui um pouco acima do peso. Eu emagrecia para fazer uma novela, um filme ou uma peça e depois voltava ao que era antes. Por isso, sempre tive dois pesos: um para a vida, e outro para o trabalho. Quando entrava em um novo projeto, baixava uns 2 Kg, mas depois voltava a comer. Eu sou muito comilona, todos os meus amigos sabem disso", contou Letícia em entrevista ao site da novela de Lícia Manzo.
A atriz, que já ensinou alguns de seus truques para emagrecer, afirmou que precisou mudar radicalmente a alimentação para alcançar seu objetivo. "No primeiro mês, fiz uma dieta bastante restrita, não comia nenhum tipo de gordura, nem óleo. Foi radical, para dar uma emagrecida rápida, pois tinha que apresentar essa diferença de peso nas cenas, e eu queria que fosse crível para o espectador. Nessa fase, evitava até passar creme oleoso no corpo, por orientação da médica. Quando eu estava com fome entre as refeições só podia comer palmito, pepino e tomate", detalhou.
Atriz cortou glúten e lactose e diminuiu ingestão de carboidratos
Letícia, que além da novela protagonizou cenas quentes com Caio Blat no filme "Ponte Aérea", cortou alguns alimentos do cardápio para acelerar o processo de emagrecimento. "Essa dieta nazista foi horrível, muito dura. Com ela, emagreci os três primeiros quilos. Perdi muita massa magra também, mas deu uma enxugada rápida. Agora, já como inhame e estou reintroduzindo o carboidrato. A lactose e o glúten eu só como quando saio da dieta, quando vou a um aniversário, por exemplo", contou. "Eu não tenho o costume de me pesar e não gosto de falar o meu peso, mas no total eu emagreci 5 Kg. Eu tinha perdido quatro, aí ganhei um e meio de massa magra, porque tinha ficado muito fraquinha, meio flácida. Agora estou com uma personal para fortalecer, mas 5 Kg dá uma diferença legal", avaliou.
"A minha médica queria que eu emagrecesse uns três mais ainda, mas a partir de agora é mais difícil de baixar, e a novela está no ar, então eu não sei se vai dar tempo. Mas continuo a minha dieta e continuo malhando, então se até o final eu conseguisse emagrecer mais uns 2 Kg, já ficaria feliz", afirmou ela, que planeja continuar com o novo peso.
"Quero tentar manter esse peso, sim. Não sei se eu vou ter essa disciplina, porque para fazer dieta para mim mesma, eu acabo passando a mão na cabeça. O 'eu mereço' é nosso pior inimigo na dieta. A gente se presentear dando comida não é uma boa tática. Como tenho o objetivo da novela, isso me dá mais gás, mais disciplina para fazer a dieta, mas eu gostaria de manter, vamos ver se consigo".
Leticia brinca sobre atual manequim: 'Chego a uma loja e falo '36!' bem alto'
A atriz, que já afirmou que ficou nervosa ao gravar só de biquíni, falou das mudanças sentidas após a perda de peso. "Eu me sinto muito mais saudável. Acho que eu precisava olhar para mim mesma. Às vezes, acabava fazendo essa campanha ao contrário. Por ser atriz e trabalhar não só na TV, mas também no teatro e no cinema, às vezes levantava uma bandeira de que a gente tem que ser o que a gente quiser ser, e se for gordinha também está tudo certo. Nunca fui gordinha, mas era mais cheinha", disse.
Ela também se divertiu ao comentar o novo manequim. "Vi que também é legal caber em uma roupa que antes não cabia. Eu estou usando 36 pela primeira vez desde criança e estou superfeliz. Chego a uma loja e falo '36!' bem alto (risos) porque é legal essa sensação de estar magrinha, bem e saudável. A gente só não pode pirar, mas curti essa mudança".
Letícia ainda falou da reação da família ao saber do papel. "Quando eu falava que a personagem teria anorexia, todas as pessoas que me conhecem diziam que eu não ia conseguir porque como muito. E todos ficaram também com medo desse extremo. Quando contei, eles questionaram 'mas pera aí, vai emagrecer quanto?'. Foi isso também que o meu companheiro pensou. Ele me perguntou 'mas, poxa, você vai ter que ficar muito magra? Mas como é que você vai fazer isso? Vai ficar fraca?'. Minha mãe idem", disse ela, que já havia contado o medo do namorado de que ela virasse um "graveto".
A atriz também falou da evolução da personagem, que chegou a tomar inibidores de apetite. "Sou muito gulosa e gosto muito de comer, então quando apareceu a Elisa, eu pensei 'nossa, por que me escolheram para fazer esse papel?' (risos). Óbvio que achei incrível, porque é uma personagem linda. Muito mais do que emagrecer, acho que ela tem um desabrochar de feminilidade. No início da novela, ela se escondia em moletom, calça jeans e óculos, depois ela vai se sentindo vaidosa, bonita e sensual. Isso me interessa muito nessa personagem", finalizou.