Pouco antes de sua estreia no teatro, Letícia Birkheuer está com os nervos aflorados. Nesta quinta-feira (7), ela volta ao trabalho depois de uma longa pausa dedicada somente ao filho, João Guilherme, de 1 ano e 4 meses, fruto do relacionamento com o empresário Alexandre Furmanovich. O espetáculo era um projeto antigo, adiado por conta de sua gravidez e, ao Purepeople, ela afirmou não se preocupar com as críticas. "Sempre vai ter. Boas, ruins... As opiniões têm que ser variadas. Com todo trabalho de ator é isso, né? Teatro é algo relativo. Tem dia que é maravilhoso, tem dia que não é. Quero fazer o meu trabalho bem feito. Foi tudo muito bem pensado, ensaiado. Quero dar o meu melhor", diz.
Dois anos depois,Letícia dará vida à Glória Heinroth, a modelo alcoólatra de "Até o Sol Nascer", de Luciano Mazza. Ainda que tenha começado nas passarelas, a experiência está longe de ser mais fácil por isso. "Ela é uma modelo em fim de carreira, que tem essa solidão horrorosa. Um personagem muito abalado, que não tem nada a ver comigo. Meu último desfile foi em 2009, pela Givenchy. Não tive essa coisa de sentir que a carreira estava acabando. Me desvencilhei para seguir como atriz", e completa: "Uma mulher com muitos conflitos não tem nada a ver com a Letícia."
Há dois meses, Letícia trocou São Paulo pelo Rio com o filho entre seu apartamento em Ipanema e o no teatro Solar de Botafogo, onde o espetáculo ficará em cartaz. Os ensaios foram adequados aos horários do menino e, ao marido, restou a ponte aérea em visitas semanais. "Alexandre sempre me apoiou. Só o fato dele ter concordado em deixar eu ficar aqui no Rio por quatro meses, com o filho dele, já mostra o quanto ele aposta no meu trabalho. Ele falou 'Calma, meu amor. Voltar ao trabalho vai ser ótimo'. Começar um trabalho novo é sempre um grande desafio. Estou bem feliz aqui", contou.
Motivada com o retorno, Letícia conta que emagreceu 4kg por pura falta de tempo. Com 62kg distribuídos em 1.81m, ela exibe um corpo bem próximo ao dos tempos das passarelas mundo afora, "Foram seis horas de ensaio todos os dias. Não tive Carnaval, não tive nada. Uma verdadeira maratona. Não estou fazendo exercícios. Estou num ritmo pesado, de cansaço acumulado", explica, sem pressa para relaxar. "Meu personagem é muito tenso e essa tensão ajuda. Tenho medo de relaxar demais e acabar dormindo na hora", brinca.