Lais Souza pode não voltar a respirar sozinha, sem a ajuda de aparelhos. Foi isso que admitiu a equipe médica que cuida da brasileira no hospital em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A esquiadora teve um deslocamento completo da terceira vértebra da coluna, que é responsável pela respiração, quando sofreu um acidente enquanto esquiava para os Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia.
Por causa da lesão na vértebra, Lais depende 100% de aparelhos para manter o pulmão funcionando, pois não consegue movimentar os músculos da região. De acordo com os médicos, voltar a respirar por conta própria depende de sua recuperação. A equipe médica ainda afirmou que não previsão de a atleta retirar os dois tubos instalados. A ex-ginasta recebeu uma abertura na traqueia para facilitar a respiração através de uma traqueostomia. Para se alimentar, Lais utiliza uma sonda para a passagem dos alimentos.
Na tarde desta quinta-feira (30), a esquiadora passou por mais duas cirurgias e permanece no CTI. Ela continuará com as sessões de fisioterapia. A equipe médica informou que ela será examinada de três em três horas e a esperança é que a lesão diminua. Eles informaram que ainda não é possível determinar por enquanto se Laís Souza irá recuperar os movimentos do pescoço para baixo. Devido às cirurgias, a atleta perdeu temporariamente a fala e se comunica por um aparelho que capta os movimentos dos olhos e transmite a mensagem numa tela de computador.