José de Abreu voltou atrás após criar polêmica no Twitter. Viajando pelo Sudeste Asiático, o ator foi assaltado por uma idosa deficiente no Vietnã e usou o microblog para fazer críticas pesadas ao país. Nesta quinta-feira (12), arrependido de suas colocações, ele apagou as postagens, pediu desculpas e colocou a culpa no álcool de um vinho de arroz que bebeu.
"Se beber, não tuíte. Simples assim. Álcool com frustração profunda não combinam. Peço desculpas ao povo vietnamita pela generalização", escreveu Abreu no Twitter. "Na real não é vinho, é cachaça", brincou o ator, que atualmente mora na França.
'Fujam do tal vinho de arroz'
E ele não parou por aí. "Mais uma vez peço desculpas pelas bobagens que postei ontem. Claro que o tal vinho de arroz colaborou, mas a responsabilidade é toda minha. A decepção que tive ao ver que minha idealização do país não corresponde à realidade me deixou muito triste. Mas isso não era motivo para tanta baixaria", analisou Abreu.
"Já enviei e-mail para a embaixada me desculpando. Nada justifica minha atitude. Quando voltar ao Brasil, irei pessoalmente me desculpar na embaixada", escreveu o ator, brincando em seguida. "Fujam do tal vinho de arroz".
'Vietnã é SP do Sudeste asiático'
José de Abreu criou polêmica ao citar os momentos de sufoco que passou no Vietnã. "Vietnamita é o povo mais filho da puta que conheci na vida. Te fodem o tempo todo. Hoje fui roubado pela terceira vez", reclamou ele. "Quis ajudar uma senhora aleijada e ela simplesmente bateu minha carteira! O guia é outro filho da puta, estão todos mancomunados".
Em seguida, o ator deu mais detalhes do crime: "Comprei cartões postais de uma aleijada, para ajudá-la, e ela simplesmente arrancou 100 dólares de minha carteira! Quase quebrei o dedo dela", contou o ator, indicado pela Globo a concorrer o Emmy Internacional. "Como pode uma velha assaltar sua carteira e o guia dizer 'se cuida'?", questionou, revoltado.
"Não venha para o Vietnã, vá para o Laos. Pessoas boas, de coração aberto. Aqui todos querem te ferrar", alertou o artista, que fissurou a coluna no final de 2013. "Vietnã é um exercício diário de segurança. Profundamente frustrado... Quero ir embora o mais rápido possível! Vietnamita é o coxinha asiático. O Vietnã é São Paulo do Sudeste asiático", polemizou o artista, que, no ano passado, negou romance com a atriz Bianca Müller, seu par romântico em "O Rebu".