Quando a novela "Boogie Oogie" entrou no ar nesta terça-feira (4), Joana Fomm já estava a postos para assistir ao capítulo que marca a sua estreia na trama das seis como Odete. Longe das novelas há oito anos, a atriz, escalada a princípio para viver Madalena (hoje interpretada por Betty Faria), não pôde entrar logo no início das gravações por ter apresentado um problema de voz. Mas o momento agora é de celebração! "Fiquei muito feliz ao me ver na TV. Adorei, pois vi que estou inteiraça", afirma Joana, de 74 anos, em entrevista ao Purepeople.
Além de creditar a disposição e o viço à boa genética, ela também acredita que o fato de rever antigos amigos e conhecer novos talentos durante as gravações a ajuda aparecer bem no vídeo. "Fiquei impressionada com a Isis (Valverde). Não a conhecia e já comecei gravando com ela. Na primeira cena que fizemos, ela esculhamba comigo e eu fiquei boquiaberta com a entrega dela. Para mim, é uma das mais promissoras atrizes jovens desse país", elogia.
Se acostumando à nova rotina de gravação após doenças
Em 2007, a atriz descobriu ter câncer de mama e, três anos depois, foi diagnosticada com disautonomia (doença que afeta o sistema nervoso e compromete os movimentos do corpo). Joana, no entanto, garante que sua saúde está ótima, está tudo "sob controle" e que se sente muito bem disposta.
"Mas não vou dizer que está sendo fácil. Ainda estou pegando o jeito nas gravações, mas tudo está ótimo! Está tudo mais rápido, mais dinâmico... O texto não tem mais duas, três páginas para decorar. Sou escalada para gravar como qualquer outro ator", conta a atriz, dizendo que apesar de se passar nos anos 70, "Boogie Oogie" não tem nada a ver com a novela "Dancin' Days".
Sem mágoas pela falta de trabalho, mas atriz diz 'não' à aposentadoria
A veterana fez grande sucesso na trama de Gilberto Braga - recentemente exibida pelo canal Viva - na pele da vilã Yolanda Pratini. "As cenas agora são mais rápidas, tudo se resolve mais rápido...", avalia a atriz, fazendo uma comparação com o ritmo das sequências de "Dacin' Days". A reprise da novela parece não ter agradado muito a então protagonista. Sônia Braga foi cobrar na Justiça pelos direitos autorais conexos.
No ano passado, Joana chegou a reclamar da falta de trabalho. Em conversa com a nossa equipe, a atriz chegou a dizer que a idade não é um problema para conquistar bons papéis. "Sempre tem um bom papel para uma velha", declarou na época.
Atualmente, Joana é contratada por obra e garante estar mais calma com relação a isso. "Fiz muitos desabafos porque o que queria era estabilidade. Mas após falar bastante apareceram vários trabalhos... E olha que eu nem imaginei que seriam tantos! Eu joguei vento na boca da baleia e agora estou vendo no que vai dar...", filosofa Joana, cuja última novela que fez inteira foi "Bang-Bang" (2006), na TV Globo.
'Estou cheia de projetos e não pretendo parar'
Recentemente, a atriz gravou participações na minissérie "Magnífica 70", do canal pago HBO, "As Canalhas", do GNT, e "Os Experientes", que Fernando Meirelles dirigiu para TV Globo e ainda não tem data de estreia. Por causa desta última série, inclusive, ela chegou a declarar que estava "de volta à vida". "Estou cheia de projetos e não pretendo parar. Quando me aposentei eu era uma jovem velha e, hoje sou uma velha jovem", brinca Joana.
Feliz com as conquistas na terceira idade, a atriz agora pensa em "arejar as ideias" em uma sonhada viagem de férias para o exterior. A última que fez foi há oito anos - o mesmo tempo que ficou longe das novelas - para Dubai e Paris. "Tenho assistido muito as coisas produzidas pelo canal BBC e adoro! Então quero ir a Londres para ver toda essa criatividade. Mas também quero a Nova York, Paris... Na verdade quero esquecer essas eleições para presidente. Agora o que periga é eu ficar lá de vez", diverte-se.
(Por Renata Mendonça)