Joana Fomm está feliz, como não se sentia havia algum tempo. O motivo de sua alegria tem um nome: trabalho, como ela mesma classifica. A atriz acabou de gravar sua participação na série "Os Experientes", coprodução da Globo com a O2, de Fernando Meirelles, com estreia prevista para 2014. A atração terá quatro episódios e será protagonizada por atores com mais de 70 anos.
Consagrada por papéis como a Perpétua de "Tieta" (1989) e Yolanda Pratini de "Dancin' Days" (1978), Joana está afastada dos folhetins desde abril de 2006, quando chegou ao fim "Bang Bang". Desde então, ela só fez participações em episódios de "Casos & Acasos" (2008), "Dicas de um Sedutor" (2008) e "As Cariocas" (2010). Em junho deste ano, a Globo não renovou seu contrato e ela reclamou no Facebook.
"Levei um susto quando o Fernando me ligou fazendo o convite. Não esperava e fiquei felicíssima. Nunca tínhamos trabalhado juntos e adorei", comemora Joana, em conversa com Purepeople. "O sentimento foi de voltar à vida, sabe? Me senti novamente capaz. Já estou morrendo de saudades do trabalho e espero que essa participação gere novos convites", idealiza a atriz.
O período em que ficou longe da televisão coincidiu com a época em que venceu a luta contra um câncer de mama descoberto em 2007 e teve diagnosticada a disautonomia, doença que afeta o sistema nervoso e compromete os movimentos do corpo. A fragilidade física também deu origem a uma depressão. Hoje, ela diz estar totalmente recuperada de todos os problemas.
"Faço minhas atividades para recuperar a forma física, mas estou bem. Fiquei muito feliz porque fisicamente consegui trabalhar. Não sabia que ia me fazer tão bem. A volta ao trabalho também ajudou muito a superar de vez a depressão. Já não estava mais deprimida, mas o retorno fez a situação estacionar para nunca mais voltar", torce.
Organizada, Joana diz administrar bem suas finanças para enfrentar esse período de trabalhos temporários. "O meu contrato com a Globo acabou faz pouco tempo. Tenho dinheiro guardado e também guardei o salário desses dois meses das gravações de 'Os Experientes'. Acho que à medida que eu for voltando, isso vai ficar legal. Não gasto muito", conta.
E, para voltar de vez, ela garante não ter problemas em pedir um papel em uma novela a um autor. "Se eu me encontrasse com algum deles talvez eu falasse: se tiver um papel legal, me chama. Não tenho menor pudor de pedir trabalho a quem admiro, mas teria que ver se iria pintar um clima para falar".
(Por Anderson Dezan)