Isis Valverde falou sobre a cena em que Irene (Débora Falabella) apanhou de Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Ritinha, sua personagem, em "A Força do Querer" após a socialite descobrir que a arquiteta conquistou Eugênio (Dan Stulbach), seu marido. A sequência, no entanto, gerou polêmica nas redes sociais: é que internautas disseram que ela incentiva a competição entre as mulheres. "Eu achei isso muito bizarro. Eu sou super feminista. Mas as pessoas acabam ou confundindo feminismo com femismo - essa coisa de rasgar sutiã, bater em homem - ou achando que nenhuma mulher pode rebater a outra", disse a atriz, que, em outra ocasião, declarou não temer críticas: "Gosto de crítica, positiva ou negativa - a primeira é melhor. Ela está aí para você crescer, quem não sabe ouvir uma não vai evoluir nunca. O medo da crítica é o medo da mudança."
Na trama de Gloria Perez, Irene fingiu ser amiga de Joyce enquanto usava estratégias para seduzir o advogado. Ao descobrir a traição e encontrar a vilã no banheiro de um restaurante, a mãe de Ivana (Carol Duarte) e Ruy (Fiuk) usou o salto do sapato para bater na inimiga, com a ajuda da sereia. "Isso não é feminismo, acolher uma pessoa que faz uma psicopata. Ela envenenou uma pessoa ao longo da novela, tentou matar outra, arma situações para outras pessoas se darem mal, não tem sentimentos pelo outro. Ela foi atrás da surra, ninguém foi atrás dela", rebateu Isis, que se descobriu feminista após fala da mãe, Rosalba, durante lançamento de filme.
No folhetim, Isis interpreta uma mocinha impulsiva. No início da história, ela era noiva de Zeca (Marco Pigossi), mas encantou Ruy, com quem fugiu no dia de seu casamento, e oficializou a união. Porém, o ex-noivo de Cibele (Bruna Linzmeyer) não é pai de Ruyzinho, que é filho de Zeca. Ritinha, uma heroína questionável, vive dizendo que ama mais a si mesma do que qualquer um. Baseado nisso, a artista definiu a jovem: "A Ritinha tem um quê de realismo fantástico, por isso tem reações muito improváveis. Ela não é nem mocinha nem vilã. Tem uma dubiedade."