![](https://static1.purepeople.com.br/articles/7/15/17/7/@/126653-irene-ravache-580x326-2.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Irene Ravache contou para Marília Gabriela o drama que passou com o primeiro filho, Hiram, hoje com 49 anos, durante entrevista ao programa "Marília Gabriela Entrevista", do GNT. Há cerca de 15 anos ela lutou ao lado dele para que ele deixasse o vício em drogas.
"Foi uma cavalgada no inferno. Foi muito difícil. Às vezes as pessoas ainda acham que a pessoa que usa droga é apenas um 'turista da droga', que é aquele que, de alguma forma, controla o uso. O que é diferente do viciado, que não faz isso, ele vai para o fundo do poço. Algumas pessoas se viciam e não tem como sair daquilo e as pessoas veem isso como falta de caráter, este é o primeiro a ser atacado", contou Irene .
A consagrada atriz discorreu o que foi a pior parte durante esse longo processo. "O que é horrível é olhar para o seu filho e não reconhecer ele. Tem uma névoa no olho. Hoje meu filho é um viciado em recuperação, que é assim como ele gosta de ser chamado. E outro dia eu olhei para ele e vi o meu filho de novo, foi uma coisa avassaladora", afirmou.
Irene lembrou que nem todas as vezes Hiram quis colaborar com o tratamento. "Eu e meu marido, Edson, interferimos várias vezes no vício dele. Desde internar a revelia, que é uma coisa dolorosa internar maior de idade contra a vontade. Por que ele tem direito de não querer ir, mas nós acreditávamos que precisávamos retira-lo de circulação porque ele oferecia perigo a ele e aos outros. Mas o ato de chamar alguém, de providenciar tudo isso é um terror".
A artista também falou do apoio das famílias aos viciados. "Houve um momento em que ele disse 'eu quero' e aí foi melhor. E é aí que a coisa funciona. O apoio da família é muito importante, tem que estar presente e isso não é passar a mão na cabeça, muito pelo contrário. Quando funciona é quando o viciado diz que chegou ao fundo do poço. Agora, o fundo do poço, qual é?", questiona.
A entrevista completa será exibida neste domingo (19). A atriz está de férias da televisão desde o fim do remake de "Guerra dos Sexos".