Sabe aquela mensagem surpresa que chega de vez em quando no direct do Instagram e você fica sem saber se é verdade? Julia Mendes, a Marli de Malhação - Vidas Brasileiras , passou por essa grata surpresa há cerca de sete meses quando começou a escalação da temporada atual da novela. "Recebi um convite por direct, até achei que fosse uma piada. Era um produtor de elenco que ficou interessado nos meus vídeos e me convidou para ir aos Estúdios Globo fazer o teste para a personagem", conta em entrevista ao Purepeople. Os vídeos em questão fazem parte de um canal que ela criou na rede social e publica esquetes divertidas retratando situações da vida cotidiana.
Como uma opção para exercitar sua veia artística, Julia criou um canal direto com seus fãs no Instagram onde publica vídeos divertidos. "Criei o canal em paralelo à carreira de atriz, sou formada em artes cênicas desde 2009 e achei que o canal poderia ser mais uma maneira de agregar ao meu portfólio. Eu que escrevo o roteiro, filmo, edito, faço tudo. Sou independente para fazer o conteúdo que quiser", disse. Para publicar um minuto de vídeo, ela tem quase um dia inteiro de trabalho. "Mesmo me considerando uma pessoa criativa, nem sempre estou criativa e preciso gerar algum tipo de reflexão nos vídeos, não gosto de produzir uma comédia gratuita". O conteúdo criado é quase 100% realizado no celular mesmo. "Fiz um curso online para aprender a editar vídeos e tive sacadas de estética para me diferenciar do meu alter ego: uma voz, um perfil, um filtro diferente.
Uma das fonted de inspiração que funciona muito para a criação dos vídeos, quanto para a interpretação da Marli, é observar o cotidiano. "Ouvir histórias é muito bom para a criação. Às vezes ouço uma no elevador e já tenho a ideia de vídeo. Estar com um olhar ampliado para tudo que acontece ao redor é muito importante. Também gosto de marcar um chopp com as minhas amigas e conversar, é ótimo".
Em Malhação - Vidas Brasileiras ela vive a divertida Marli é uma das atendentes do Le Kebek, bar-bistrô da trama. "A autora, a Pati Moreti, sabia dos meus vídeos na internet e acredito que isso tenha influenciado um pouco na história da Marli porque faço umas enquetes online, dou uns conselhos, e a personagem é assim. É uma espécie de conselheira de todo mundo que passa por ali". Além dos vídeos que ela produz, a atriz também é uma das apresentadoras do programete da novela no GShow. "Apresentar um programa ao vivo é muito difícil e nos viramos nos 30. Temos que lidar com os convidados, com o ponto e deixar com que o programa fique com o frescor do momento. Fiquei até mais safa porque não tem erro no programa ao vivo, é como no teatro. Tem que fazer do erro um acerto e lidar com isso de uma maneira positiva é muito bom para o trabalho", afirma.