Não é fácil aguentar a rotina puxada do dia a dia, mas para as mulheres o peso das tarefas acaba sendo muito maior. Segundo o relatório GEM de 2020, as mulheres correspondem a 46% dos empreendedores iniciais, além disso a visibilidade sobre empreendimentos femininos vem crescendo ao longo dos anos, principalmente por que elas se declaram mais resilientes e adaptáveis em relação aos homens.
Recentemente, a novela "Vai na Fé", exibida na TV Globo, vem mostrando como é a rotina de uma empreendedora. Com a personagem Sol (Sheron Menezzes) que, além de cuidar da casa, das filhas e da mãe, tem o seu próprio negócio vendendo marmitas no centro da cidade.
Segundo Denise Marques, "mulheres que empreendem por falta de opção são maioria e isso é comprovado, já é possível afirmar que esses números cresceram. Seja por conta do desemprego, ou para complementar a renda familiar".
Fundadora da Rede DME Mulheres Empreendedoras, Denise ainda afirma que a mulher precisa enfrentar diversos obstáculos para obter sucesso nos negócios.
"O primeiro, e mais comum, é a capacidade de conciliar a vida pessoal com o negócio. A criação dos filhos, dar atenção ao marido, cuidar da casa e ainda administrar um negócio é muito desafiador para a mulher. E ainda estamos na batalha contra o preconceito. Pois, em algumas situações, é exigido que a mulher ateste sua capacidade de empreender e oferecer um serviço ou produto de qualidade a todo tempo", comenta a influenciadora.
Mesmo assim, a empreendedora destaca que não só de desafios é feito o empreendedorismo feminino, "Além de contribuir para o crescimento da economia e para a criação de empregos, o empreendedorismo feminino transforma também as relações sociais", pontua.
Denise exemplifica: "Quando mulheres alcançam a autonomia financeira não precisam mais se submeter a relacionamentos abusivos e violentos, pois não dependem mais de terceiros para se sustentar". E para as mulheres que desejam começar um novo negócio, seja por necessidade ou paixão, ela deixa uma dica: "Escolha uma área com a qual tenha afinidade, pois como sempre digo , você é o seu produto!".