Empoderamento feminino: como ele influencia no empreendedorismo? Expert explica!
Publicado em 5 de maio de 2022 20:35
Por Purepeople Brasil | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
À frente da Nina Makeup, Shirley Costa fomenta o mercado para empreendedoras no Maranhão por meio da maquiagem.
Empoderamento feminino: como ele influencia no empreendedorismo? Expert explica!
Cada vez mais mulheres têm virado empreendedoras
A importância do empoderamento feminino no empreendedorismo
Shirley Costa é empresária na área da beleza há 10 anos e está à frente da Nina Makeup
A luta por reconhecimento e bom posicionamento no mundo dos negócios ainda é uma realidade feminina
No Brasil, cada vez mais mulheres demonstram vontade de empreender
A mulher está ampliando seu lugar no mercado de trabalho
O empoderamento feminino é bom para as mulheres que criam suas histórias com independência e confiança
Mulheres poderosas também empoderam o ambiente em que vivem
Veja + após o anúncio

Impulsionados pelo empoderamento feminino e pela resistência do mercado formal, as mulheres têm investido cada vez mais no empreendedorismo. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Sebrae, o Brasil possui 10,1 milhões de mulheres à frente de empresas, cerca de 34% do número total de gestores do próprio negócio no país.

Shirley Costa, empresária na área da beleza há 10 anos, destaca que o crescimento do número de mulheres que buscam liberdade financeira e pessoal por meio do empreendedorismo, cresceu muito nos últimos anos devido a mudança de comportamento das mulheres, que passaram a chefiar lares e também a buscar independência dos parceiros.

"O empreendedorismo feminino alimenta áreas frágeis da sociedade, trazendo mudanças reais e palpáveis. Esse movimento não apenas aumenta o potencial de geração de empregos e de inovação, como traz força para as mulheres ocuparem o mundo dos negócios, ainda dominado pelos homens", destaca.

Quais são os desafios do empreendedorismo feminino?

Segundo Shirley Costa, os desafios são muitos: quando o assunto é incentivo, concessão de créditos e investimentos, por exemplo, as mulheres saem atrás.

"O protagonismo feminino nos negócios ainda enfrenta barreiras sociais e por isso ainda é difícil alcançar um percentual mais igualitário, mas isso está mudando", garante.

Em números palpáveis, segundo a Rede Mulher Empreendedora, 42% das empresárias que solicitaram crédito, tiveram seus pedidos negados em 2021, um número expressivo quando analisado que 55% das empresárias brasileiras, abriram o negócio nos últimos 3 anos e 26% abriram o negócio durante a pandemia.

"Para além de serem a fonte de renda dessas mulheres, esses dados mostram que é mais difícil para elas escalonarem nos negócios. Muitas mulheres perderam o seu emprego formal e se viram obrigadas a ficarem em casa, sendo esteio de família. Sem poderem se dar ao luxo de ficarem paradas, elas partiram para o empreendedorismo", explica.

"Isso mostra como empreender para ela ainda pode ser relacionado com a necessidade de suprir um momento de necessidade, sendo culturalmente o empreendedorismo deve ser fomentado para que elas sejam protagonistas. Basta olhar para a lista dos 5 mais ricos do mundo, dominado por homens. Não é por uma questão de capacidade, mas incentivo e oportunidade ", pontua.

Empreendedorismo feminino: quebrando barreiras

Com o intuito de diminuir essas barreiras, a empresa fundada por Shirley Costa, a Nina Makeup, investe no empreendedorismo feminino por meio da revenda de produtos.

"Esse é um dos pilares não apenas da empresa, mas de minha missão pessoal também. Ao alimentar esse mercado, há contribuição para a liberdade financeira dessas mulheres, em especial no Nordeste, onde atuo. A partir disso, a autoestima, o conhecimento e o protagonismo dessa mulher também é impulsionado", afirma.

Shirley dá dicas para as mulheres que estão começando a empreender. "Todo negócio precisa resolver um problema dos seus clientes, precisa preencher um espaço que não necessariamente pode ser com relação aos produtos, mas a missão da marca", alerta.

"Ao ter isso definido você consegue uma clareza maior para definir seu público-alvo, suas metas, seus produtos, bem como conseguirá tomar decisões mais assertivas com relação à marca", pontua.

Palavras-chave
Principais notícias Entretenimento Entrevista
Sobre o mesmo tema
Procedimentos estéticos de Virgínia Fonseca: influenciadora fez 7 técnicas para tratar flacidez e pele após nascimento do 3º filho
Procedimentos estéticos de Virgínia Fonseca: influenciadora fez 7 técnicas para tratar flacidez e pele após nascimento do 3º filho
8 de outubro de 2024
Maya Massafera MENTIU sobre cirurgia na voz? Jornalista expõe 'segredos' da influenciadora em vídeo polêmico. Entenda!
Maya Massafera MENTIU sobre cirurgia na voz? Jornalista expõe 'segredos' da influenciadora em vídeo polêmico. Entenda!
8 de julho de 2024
Notícias similares
Óvulo de uma no corpo da outra: entenda como Brunna Gonçalves engravidou de Ludmilla
Óvulo de uma no corpo da outra: entenda como Brunna Gonçalves engravidou de Ludmilla
10 de novembro de 2024
Eliana confirma dois programas em estreia na Globo e web lamenta: 'Merecia coisa diferente'
Eliana confirma dois programas em estreia na Globo e web lamenta: 'Merecia coisa diferente'
30 de junho de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias