Se tem um assunto que dá o que falar por aí são os produtos utilizados na rotina de skincare. Além das inúmeras possibilidades de produtos disponíveis nos mercados e nas farmácias, tem gente que também gosta de inovar e buscar itens fora do comum: foi o caso de Jennifer Aniston, a Rachel de 'Friends', que apostou no esperma de salmão como seu aliado para dar um upgrade no visual.
Outra que também escolheu o peixe como seu "melhor amigo" foi Virgínia Fonseca , para realizar um procedimento estético. E quando você acha que já viu de tudo, por aí, se depara com as fezes incluídas na rotina de cuidados com a pele. Será que funciona?
Para entender melhor o caso da influencer Débora Peixoto, que deu o que falar nas mídias sociais após usar suas próprias fezes humanas em sua rotina de skincare, "para hidratar", como ela mesma menciona, o maquiador e influenciador digital Emerson Dantas, falou ao Purepeople sobre os benefícios da prática.
Para o especialista, o processo de usar as fezes para realizar procedimentos ou tratar do rosto ainda não está cientificamente comprovado se traz algum resultado positivo para o organismo. Até mesmo porque são elementos de descarte que o próprio sistema produz, carregado de bactérias e toxinas. Isso torna o fato de os dejetos entrarem em contato com a pele extremamente perigosa.
"A pele pode ser exposta à infecções bacterianas, virais e parasitárias ao entrar em contato com fezes humanas. Isso pode levar à condições como dermatites, abscessos, e até problemas de saúde mais graves, como septicemia, que é uma infecção generalizada, disse o expert em beleza.
Emerson ainda traz o alerta para os problemas alérgicos que podem ser oriundos de aplicar o próprio cocô em contato direto com a pele: "O contato com toxinas presentes nas fezes pode causar reações alérgicas e inflamações severas", afirmou o maquiador.
Por fim, diante dos riscos que a influencer pode ter submetido seu corpo, em especial a pele do seu rosto, ao entrar em contato direto com as fezes, Emerson Dantas ratifica que não vale a pena os risos, e que deve-se optar por artigos de beleza seguros para a rotina de cuidados com o rosto, com eficácia dermatológica cientificamente comprovada: "Produtos de skincare são desenvolvidos após extensos estudos e testes para garantir que sejam eficazes e seguros para diferentes tipos de pele, minimizando os riscos de reações adversas e maximizando os benefícios", falou o especialista.