Ícone do Tropicalismo, o ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil completa 71 anos nesta quarta-feira (27). Ele é um brasileiro com muitas histórias para contar nos quase 50 anos de carreira como músico baiano que revolucionou a MPB ao lado de Caetano Veloso, Maria Betânia e Gal Costa.
Com os protestos que têm levado os jovens às ruas em todo o Brasil, não há como não lembrar do pai de Preta Gil, que fez parte da classe artística que lutou por um país melhor na época da ditadura militar.
Assim como na década de 1960, os famosos estão se juntando aos brasileiros e saindo às ruas lutar pelos direitos do povo. Os atores Bruno Gagliasso e Thaila Ayala se juntaram aos 100 mil na manifestação da última terça-feira (19), no Rio de Janeiro. Em São Paulo, Fernanda Paes Leme também participou do protesto.
Em época de São João e Festas Juninas, não podemos deixar de lembrar do penúltimo CD lançado por Gil, "Fé na Festa" (2010). O álbum é composto de músicas de Luiz Gonzaga, o rei do baião e Dominguinhos, o mestre da sanfona. Este ano, as festas de Juazeiro do Norte não tiveram o forró pé de serra embalado pelo sanfoneiro, pois ele está internado desde o final de 2012, mas no que depender de Gilberto Gil não faltarão homenagens.
Confira a galeria que o Purepeople montou e relembre algumas fases da carreira do cantor.