Gracyanne Barbosa ganhou manchetes nos últimos dias ao dar uma dica que, de cara, já parece não ser boa ideia. A musa fitness revelou que adiciona canela para comer batata doce quando ela já parece estragada. O objetivo é mascarar o gosto azedo.
Não é chocante imaginar que a prática seja bastante perigosa e nociva, mas ela pode causar muito mais que uma intoxicação alimentar. Segundo a nutricionista Sol Meneghini, comer alimentos estragados pode causar outras complicações, como a ingestão de bactérias como salmonella e E. coli.
A ação dessas bactérias causam sintomas parecidos com os da intoxicação alimentar, no entanto, podem causar problemas a longo prazo, afetando outras regiões do corpo. "Não vale a pena de forma alguma. Comer comida estragada é perigoso em diferentes níveis porque quando os alimentos se deterioram, as bactérias, fungos e outros microrganismos acabam se proliferando e isso produz toxinas nocivas à nossa saúde. É extremamente importante estar atento à qualidade dos alimentos que consumimos", destaca a nutricionista.
É sempre importante ficar atento aos sinais do corpo, mesmo quando a ingestão de alimentos estragados acontece sem que a pessoa tenha consciência deste fato.
"Se após a ingestão de algum alimento que esteja ruim, notar sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, cólicas abdominais ou febre, importante procurar atendimento médico. Dependendo da gravidade da contaminação e do estado de saúde da pessoa, a intoxicação alimentar pode levar a complicações mais sérias e até mesmo à morte", avisa Sol.
A doutora ainda destaca alguns cuidados essenciais para evitar este tipo de intoxicação. "Mantenha-se hidratado bebendo bastante água, opte por uma alimentação leve e que seja de fácil digestão, evitando opções ricas em gorduras. Sempre indico também não tomar nenhum tipo de medicação por conta própria e, no mais, consultar um médico. Essa é sempre a melhor saída", alerta.