Após a morte do ator Leonard Nimoy, o Senhor Spock de "Star Trek (Jornada nas Estrelas)", em fevereiro, agora foi a vez dos fãs da cultuada série de ficção científica darem adeus a Grace Lee Whitney, que morreu aos 85 anos por causas naturais, na última sexta-feira (1°), em Coarsegold, na Califórnia (EUA). Whitney fez parte do elenco original da série dando vida a Yeoman Janice Rand, assistente do Capitão Kirk (William Shatner), mas participou de apenas oito episódios antes de ser tirada da série.
Em sua autobiografia intitulada "The Longest Trek: My Tour of the Galaxy" - em português seria "A Mais Longa Jornada: Minha Excursão pela Galáxia" -, a atriz conta que foi graças a Leonard Nimoy que ela conseguiu retomar a carreira quando foi convidada para a adaptação da série para os cinemas em "Jornada nas Estrelas: O Filme" (1979). Em seguida, a veterena fez "Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock" (1984), "Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa" (1986) e "Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida" (1981). Além da série de sci-fi, Grace Lee Whitney também atuou em outras duas famosas da década de 60: "A Feiticeira" e "Batman", que chega aos cinemas em 2016 em uma nova adaptação protagonizada por Ben Affleck. O ator surgiu como o Homem-Morcego em maio do ano passado.
Grace foi casada com Jack Dale e era mãe de Scott Dweck, que atuou ao lado da mãe no filme da saga "Star Trek" de 1979, e Jonathan Dweck. Em entrevista ao "USA Today", ele declarou que sua mãe gostaria de ser lembrada mais como um sobrevivente do alcoolismo do que por sua fama de atriz. "Ela dedicou os últimos 35 anos de sua vida a ajudar pessoas com problemas de dependência, alguns dos quais ela conheceu em convenções de 'Star Trek'. Com o tempo, ela se tornou querida pelo seu curto período de tempo em Star Trek porque ela desenvolveu relacionamentos significativos com os fãs, Leonard Nimoy e outros membros do elenco", disse Dweck.
Ben E. King também morreu na última sexta-feira (1) de causas naturais
Por coincidência, o cantor Ben E. King, dono do hit "Stand By Me", também morreu na última sexta-feira (1) por causas naturais, como informou o assessor do músico. King tinha 76 anos e deixou a mulher, Betty, e três filhos Terris, Ben Jr. e Angela. Na mesma semana, no dia 28 de abril, morreu o ator e diretor Antônio Abujamra, aos 82 anos, em São Paulo. Roberto Talma, outro diretor de renome e de grande relevância na TV, morreu no dia 23 de abril, aos 65 anos, devido a falência múltipla de órgãos.