A novela "A Regra do Jogo" estreou há menos de um mês e ainda tem muitos capítulos pela frente, mas a TV Globo já faz alterações de programação para a substituta da trama escrita por João Emanuel Carneiro. Antes, a estreia de "Sagrada Família" no lugar do folhetim atual era dada como certa, mas a emissora mudou de planos e adiou a produção da novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari - que chegou a ter o título provisório de "A Mais Forte" e contaria com Grazi Massafera e Isabella Santoni no elenco -, de acordo com o colunista de TV Flávio Ricco. "Velho Chico", de Benedito Ruy Barbosa e que antes ocuparia a faixa das seis, é forte candidata a entrar no horário, conforme acrescenta a colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo"
Ainda segundo Ricco, a Globo já bateu o martelo e, com isso, toda a equipe envolvida na produção será realocada em outros projetos da emissora. Benedito - que assina a trama com a filha Edmara e o neto Bruno - deve se reunir com a Globo nesta quinta ou sexta-feira para acertar a mudança de horário do folhetim, que já tem cerca de 20 capítulos escritos. Letícia Sabatella está cotada para estrelar a novela com direção de Rogério Gomes.
"Sagrada Família" já tinha outros atores para interpretar personagens de destaque como Reynaldo Gianecchini, Claudia Raia, Heloísa Périssé, Claudia Abreu, Regiane Alves, Domingos Montagner, Vera Holtz e Vladimir Brichta. Tarcísio Meira faria o papel do protagonista da história, um homem que guarda um segredo e fica em estado vegetativo depois de sofrer um atentado.
'A Regra do Jogo' segue com baixa audiência e perde para 'Os Dez Mandamentos'
Desde a sua estreia, no final de agosto, "A Regra do Jogo" ainda não marcou bons índices de audiência. O primeiro capítulo da novela registrou média de 31,5 pontos no Ibope, menos que o de sua antecessora, "Babilônia".
Um dos motivos para os números baixos seria a concorrência de "Os Dez Mandamentos", da Record, no mesmo horário. A trama bíblica vive uma ascenção na audiência e chegou a superar o folhetim da Globo este mês, com a exibição da parte final da sequência da quarta praga, com a invasão de moscas no Egito.
(Por Caroline Moliari)