Com o lançamento do livro 'Meu Passado me Perdoa: Memórias de uma Vida Novelesca!', Aguinaldo Silva tem exposto algumas curiosidades dos bastidores de suas novelas. Uma delas, diga-se de passagem bastante surpreendente, se refere ao fato de 'trapacear' a Globo para escolher seu protagonista preferido em 'Império', de 2015.
Na ocasião, o novelista bateu o pé para ter Alexandre Nero no papel do inesquecível comendador José Alfredo de Medeiros. "Eu queria, para viver o comendador, um ator chamado Alexandre Nero". Conforme o autor, a direção e os executivos da Globo discordavam da decisão de ter o artista por apenas fazer papéis secundários em novelas.
Em 2015, ano de exibição da novela, a Vênus Platinada ofereceu José Mayer , ainda em alta na emissora. Vale frisar que o veterano também foi um dos preferidos do novelista, além de ser amigo pessoal, mas o autor tinha um motivo ideal para não aceitá-lo como o mocinho.
"Queria que a amante dele fosse Marina Ruy Barbosa, que acabara na época de fazer 18 anos. Tórridas cenas de amor entre os dois --um homem já na terceira idade e uma menina-- iriam causar certo mal-estar num certo tipo de telespectador: aqueles que protestam contra tudo. Do que eu precisava era de um ator mais novo para fazer um personagem mais velho, de modo que, em casa, as pessoas apenas achassem que ele 'parecia muito bem para a idade'"
Embora a justificativa fosse plausível, Aguinaldo ficou em dúvida sobre a decisão da Globo, e, para isso, tomou uma atitude drástica. "Parti para a jogada suja: declarei à mídia que meu protagonista seria Alexandre Nero e que, quanto a isso, a TV Globo até já havia batido o martelo. Para não ter que desmentir o autor -não seria bom para a novela-, a emissora teve que engolir em seco e confirmar o nome de Nero", explicou ele, que transformou o artista em um dos nomes mais fortes da teledramaturgia. Atualmente, Nero é o protagonista Tico Leonel em 'No Rancho Fundo', trama das seis.