O glitter na maquiagem nunca esteve tão na moda: no desfile de primavera/verão 2019 da Valentino, na Semana de Moda de Paris, ele surgiu caprichado por cima do batom vermelho das modelos. Nos últimos carnavais, o glitter biodegradável virou febre, e era fácil ver foliões cobertos de purpurina, não apenas nos olhos ou nas bochechas. Abaixo, estão 5 marcas que investem sem medo nos produtos com pigmentos luminosos. Spoiller: vale o investimento para o ano todo!
A Glitter Glitter Cosmetics é especializada na criação e produção de glitters biodegradáveis, veganos e sem crueldade animal - ou seja, eles não poluem o meio ambiente! A marca tem iluminador facial cremoso, glitter em pó e o "kit iluminatti", que tem 4 cores de glitter em spray: prata, dourado, furta cor e bronze. Os produtos podem ser comprados pelo site.
Apesar de ser uma marca de maquiagem convencional, a Vult também tem uma linha de glitter em pó. São embalagens redondas com partículas refletoras de luz que promovem efeito mega brilhoso que a gente ama! As cores disponíveis são, azul, verde, bronze, prata, entre outras, e para aplicar, é só usar os dedos ou um pincel.
A PURA Bioglitter tem produtos artesanais, feitos em casa por uma amante do carnaval carioca! Os itens são feitos à base de algas e minerais, não são testados em animais e são biodegradáveis, que, em contato prolongado e abundante com a água, vão se decompondo até voltar ao seu estado natural. Como o processo é artesanal, a marca tem glitter em pó e glitter em pasta com cores exclusivas e únicas em cada lote.
E como Carnaval combina com praia e sol, a Shock tem protetores solares cheios de glitter na composição! Eles têm FPS25, são veganos, hipoalergênicos e não são testados em animais. As cores disponíveis são prateado e dourado, e podem ser aplicados em qualquer tipo de pele, que absorve o líquido e só o brilho do pó de mica aparece.
A Brilhow também é uma marca de glitter ecológico e um pouco diferente: foi criada por duas amigas biólogas marinhas que começaram a fazer experimentos que substituíssem o glitter convencional. Daí, surgiu o "escaminha", que tem partículas de brilho maiores, feito de agar-agar, corantes alimentícios e minerais. O outro glitter é um pó fino e feito de minerais e farinha de arroz. Os dois podem ser vendidos pelo Instagram ou por e-mail.
(Por Beatriz Doblas)