A busca por produtos de beleza veganos para cabelos, pele e maquiagem têm crescido entre as mulheres: é que esse estilo de vida que não usa matérias-primas de origem animal vai além da alimentação e também não contém derivados de animais nas fórmulas. Além da fórmula vegana, é legal ficar por dentro de outras nomenclações que surgiram com essa tendência: enquanto o cosmético vegano não utiliza nenhum ingrediente de origem animal ou seus derivados, como mel, por exemplo, o cosmético natural não usa parabenos ou petrolatos. Já os produtos considerados orgânicos, além de serem naturais, também são livres de agrotóxicos. Os produtos "cruelty-free" também não são testados em animais, embora possam conter agentes químicos nas composições. Para dar um help em quem procura marcas veganas para manter a beleza em dia, o Purepeople separou 5 delas logo abaixo.
Uma das marcas veganas queridinhas para os cuidados com os cabelos é a Lola Cosmetics , que faz sucesso entre as mulheres cacheadas, crespas e que estão passando pela transição capilar - embora a marca tenha produtos para todos os tipos de cabelo, inclusive para o cuidado de fios lisos. A Lola foi uma das primeiras a transmitir o conceito de No-Poo e Low-Poo no Brasil, criando shampoos e outros itens que não contém parabenos, sulfatos, parafina e outros componentes que podem agredir os fios. Por causa disso e também por não testar seus produtos em animais, Lola Cosmetics também está na lista do PEA (Projeto Esperança Animal) que une marcas brasileiras que não fazem testes em animais. Recentemente, a marca lançou produtos de skincare e maquiagem.
A Nathydra's é uma marca do grupo MSA Cosméticos e também faz parte do PEA. A marca acabou de lançar a linha vegana Eco Chá Nathydra's, e já têm em seu portfólio linhas como a Coco Therapy e a Argan Therapy, todas para os cuidados com o cabelo. A linha Eco Chá é anti-aging e promete iluminar fios embaraçados e sem brilho com ativos como o chá de Camomila e o chá Branco. Já a linha Coco Therapy contém óleo de coco - que é queridinho de famosas como Gigi Hadid - e ceramidas, e é focada nos cabelos ressecados e quebradiços. Para quem tem cabelo liso, a Argan Therapy promete alinhar os fios indisciplinados e volumosos com o óleo de Argan e com o Vinagre de Maçã na fórmula.
A Weleda é uma marca suiça de cosméticos naturais e farmacêuticos bem antiga, criada em 1921! No Brasil, ela vende sabonetes, cremes, chás e medicamentos formulados a partir do cultivo biodinâmicos, ou seja, com matérias matérias-primas naturais e orgânicas. Todos os produtos da marca são cruelty free e a maioria é vegana, como por exemplo o Desodorante de Rosa Mosqueta, feito com os óleos essenciais de Rosa Mosqueta, Rosa Damascena e Ylang-ylang, que neutralizam o odor corporal sem agredir a pele. O desodorante também é livre de fragrâncias artificiais, corantes e conservantes sintéticos.
As veganas apaixonadas por batom podem comemorar: a busca por produtos veganos aumentou tanto que a Face It foi criada com a ideia de formular batons naturais, sem ingredientes animais ou agentes tóxicos na composição, como chumbo, parabenos e petrolatos, que podem fazer mal aos lábios. A matérias-primas usadas pelas duas empreendedoras da marca - que são mãe e filha, inclusive! - são ingredientes naturais de extratos vegetais e minerais, como a cera de Oliva, a cera de Candelilla e manteiga de Cacau orgânica.
Quem é apaixonada por skincare e usa até mesmo óleos naturais para cuidar da pele, como o canabidiol, pode aproveitar os produtos da Feito Brasil: a marca tem cremes, sabonetes, máscaras faciais, hidratantes, esfoliantes e até velas para massagem, todos totalmente veganos, orgânicos e cruelty free, ou seja, são produzidos de forma artesanal e, claro, não são testados em animais. Além de ter uma gestão totalmente feminina, outro detalhe legal sobre a marca é que as embalagens dos produtos são recicláveis. Do mesmo grupo que a Feito Brasil, a Quintal Dermocosméticos também é vegana e trabalha com nanotecnologia para que os ativos naturais penetrem profundamente na pele.
(Por Beatriz Doblas)