Que a Beyoncé serve de inspiração de beleza e estilo para muitas pessoas, não é uma novidade, mas sua maneira de lutar pelas mulheres e pelos negros através da arte também está motivando muita gente, inclusive a cantora Gaby Amarantos. Buscando reforçar o empoderamento feminino na indústria da música, a paraense apostou em uma equipe só com mulheres e, em entrevista para o Purepeople nos bastidores do 'Saia Justa', revela seus planos para o futuro: "Acabei de lançar um clipe e estou muito feliz com o resultado. É um resgate da minha identidade visual, de como eu cheguei para o Brasil, bem colorida. Também estou preparando o disco e faço o primeiro show da turnê no próximo sábado (16)."
Assim como a diva internacional do pop, Gaby está envolvida com as lutas sociais que buscam igualdade. Homenageada por um colega de profissão, a cantora, que recebeu o apelido de Beyoncé do Pará no início da sua carreira, justifica a admiração: "Beyoncé é uma grande inspiração. O show que ela fez no Coachela foi incrível. Essa vontade de fazer um formato que privilegiasse e mostrasse a nossa beleza e competência." Ainda sobre a americana e o movimentos apoiados por ela, Gaby esclarece: "O movimento do afro futurismo, que tem o 'This is America' e 'Pantera Negra', é uma galera negra que está fazendo as coisas não só na frente das câmeras, mas nos bastidores também e me inspirou muito."
Presente em uma festa junina no Rio de Janeiro, a paraense explica a ideia da mudança de profissionais em sua equipe. "Tenho uma nova formação de banda e equipe só com mulheres. Técnicas de som, roadie, uma equipe de vj's. Com todas as coisas de empoderamento que eu já fazia há muitos anos e nem era moda", comunica a cantora ao acrescentar: "Estou experimentando esse formato de trabalhar só com mulheres e estou priorizando mulheres negras. A banda tem diversos tipos de mulheres, mas a prioridade é para a mulher negra no palco." Gaby, que criticou um dos maiores apresentadores da televisão, também procura combater o racismo com a sua música. "Esse show está bem potente, estou com o discurso de empoderar mais minha negritude, das coisas do Pará, do que eu acredito", comenta a artista ao contar como está sendo a experiência de troca com um grupo só de mulheres: "Está sendo maravilhoso e mais intenso. Sempre tive banda com homem e aí tem isso de feeling, de sentimento entre a gente e uma causa. A gente está ali querendo trazer a mulher para esse lugar de poder, principalmente com o discurso da mulher negra."
Apesar de ter apostado na presença feminina, Gaby Amarantos manteve o marido na equipe e brinca: "Só tem ele de homem, mas está com medo de perder o emprego. Se isso realmente acontecer, ele disse que entende." Sobre o novo show, a artista demostra animação e solta um pequeno spoiler: "Tem política, tem fuleiragem, tem homenagem à grandes mulheres, tanto as que estão aí e as que já partiram. Trazer tudo isso para o palco está sendo muito emocionante de viver. É uma nova experiência."
(Apuração de Patrick Monteiro e texto por Fernanda Casagrande)