Gaby Amarantos , destaque no Prêmio Multishow 2024 com seu corpo mais magro em um look transparente, perdeu 25 kg recentemente com ajuda de uma dieta específica, exercícios físicos e remédios emagrecedores. Porém, antes disso, ela já havia feito uma mudança corporal intensa.
No final de 2023, Gaby Amarantos compartilhou em suas redes sociais ter perdido 14 kg com a ajuda de uma dieta pouco conhecida até então. Batizado de dieta biogênica, o plano alimentar seguido pela cantora, que agora está solteira depois do fim do seu casamento, prioriza alimentos crus, como sementes e brotos, e dispensa carnes.
"Tirei uns dias pra cuidar da saúde e já emagreci 14k num mergulho na alimentação biogênica. Quem diria que fazer 'a xuca' me faria tão bem, sim, eu tenho feito enemas, bebido muito suco vivo, comida viva, trilha, caminhadas e me sentido leve e mais conectada comigo e com a natureza", disse a cantora na época.
É válido ressaltar, portanto, que as lavagens intestinais conhecidas como 'chuca', citadas em seu texto, não fazem parte da dieta biogênica e podem ser perigosas para a saúde intestinal.
Segundo uma entrevista da nutricionista Tais Rodrigues ao ge, a dieta biogênica seguida por Gaby Amarantos exclui alimentos processados e foca em alimentos 'vivos', ou seja, orgânicos e que venham 'da terra', como vegetais, legumes, sementes e brotos.
Já de acordo com o nutricionista José Carlos, há vários alimentos que podem compor a dieta, entre eles: grãos germinados (brotos de feijão, de beterraba, de alfafa, de lentilhas e outros brotos em geral), quinoa, lentilha, semente de abóbora e de girassol, semente de chia, feijão, grão de bico, gergelim, soja, oleaginosas (castanha de caju e nozes), aveia, legumes e verduras, além das frutas.
Entre os alimentos proibidos na dieta biogênica estão os industrializados, processados e todos os tipos de carne. As proteínas desse tipo de alimentação são retiradas de outros alimentos, por isso é importante consultar um nutricionista para garantir que não há danos à saúde.
Outra atenção se deve ter ao nível e quantidade de alimentos de certos grupos consumidos durante a dieta, em especial algumas frutas, que podem promover o consumo elevado de açúcares próprios, e as oleaginosas, que tem um nível maior de gorduras.