Mais de 2 semanas após a morte de Liam Payne, ex-membro do One Direction, finalmente está previsto para acontecer o funeral do astro de 31 anos, que perdeu a vida ao cair da sacada de um prédio na Argentina. Depois de dias de autópsia, a perícia finalmente liberou o corpo do cantor.
Segundo informações divulgadas pelo jornal argentino La Nación neste sábado (02), o corpo de Liam Payne está sendo embalsamado neste final de semana, para que fique conservado durante a viagem. O processo dura cerca de 48 horas e está sendo realizado no Cementerio Británico de Buenos Aires.
Desta forma, a previsão é de que o corpo de Liam Payne seja transferido para o Reino Unido, país natal do artista, na próxima quarta-feira (06). Geoff Payne, pai do ex-One Direction, está cuidando dos trâmites para a transferência do país latino desde o dia 18 de outubro, dois dias depois da morte trágica.
O funeral do cantor está previsto para acontecer já na próxima semana, quando seu corpo chegar ao Reino Unido. De acordo com informações de portais britânicos, o local reservado para a última despedida de Liam é a Catedral de São Paulo, um dos principais destinos do país.
Comumente realizado em casos em que há a necessidade de fazer o translado de um corpo falecido, o embalsamento mantém o corpo em bom estado e preservado por mais tempo, livrando o corpo do mal cheio e dos microrganismos, evitando assim a sua decomposição imediata.
De acordo com a Funerária Santa Casa, do Rio de Janeiro, o embalsamento consiste na substituição do sangue por uma solução de água com formol e tem algumas etapas essenciais que vão desde a preparação até a finalização do corpo.
A primeira etapa é a lavagem interna e externa do corpo, que elimina as bactérias responsáveis por acelerar a decomposição. Na segunda etapa, é realizada a drenagem do sangue com uma incisão entre o ombro e o pescoço. A 3ª etapa é a mais significativa e consiste na aplicação da solução química composta por água e formol, pela mesma incisão em que o sangue foi retirado.
No quarto passo, é feita a sutura [fechamento] da incisão em que foram realizados o 2º e 3º. Já a quinta etapa consiste em uma massagem pelo corpo, que acaba com a dureza dos músculos que ficaram rígidos, deixando o cadáver mais natural. A 6ª e última etapa é a vestimenta e maquiagem, que deixam o corpo preparado para o velório com as roupas escolhidas pela família e maquiado para esconder possíveis hematomas.