Ela nasceu em Volta Redonda, cidade do interior do Rio de Janeiro, em 29 de março de 1983. Interessada em artes desde a infância, ingressou no teatro aos 13 anos ainda em sua cidade natal, de onde sairia aos 18. Já na capital do estado, ingressou na oficina de atores da TV Globo e, em 2004, garantiu seu primeiro papel de protagonista na novela "Cabocla", reprisada atualmente. Reconhece? É a Vanessa Giácomo!
Vanessa não tinha parentes artistas, mas desde muita nova, demonstrava interesse pelo universo das artes e começou a fazer balé ainda na infância. "Enquanto eles aplaudiam, eu não ia embora", relembrou a atriz, em participação no extinto programa "Tamanho Família".
Se para as artes a aptidão era nítida, os esportes criaram um trauma que Vanessa carrega até hoje: as competições. "Era péssima nadadora, mas queria fazer aula. Aí depois de um tempo fui obrigada a competir porque eu estava há muitos anos nadando. Lembro que ficava chorando e falando 'odeio competir, só chego em último'. Até hoje tenho trauma de competição", contou ela em entrevista ao site Gshow. Confira imagens da infância da atriz na galeria de fotos acima!
Vanessa não era estreante na TV Globo quando conseguiu o papel em "Cabocla", mas, claro, viver uma protagonista foi o grande divisor de águas na carreira da atriz. Em entrevista recente divulgada pela emissora, a estrela relembrou os desafios da época.
"Fora do set, eu estava fora de casa, longe da família, apesar do apoio incondicional dos meus pais que eu recebi desde o começo. Eu estava com uma protagonista nas minhas mãos, em uma novela de época. Foi uma grande escola! Acredito que as personagens nos encontram e Zuca foi o pontapé perfeito para a minha carreira. Ela foi fundamental por ter me trazido uma base sólida, com muitos ensinamentos e uma proximidade com profissionais que me ajudaram demais, contribuindo para a minha construção como atriz", disse Vanessa.
Vanessa definiu como "intenso e novo" tudo o que viveu nos tempos de "Cabocla". "Eu sempre tive meus pés no chão, sempre soube da minha responsabilidade em ter uma personagem como Zuca em minhas mãos. Eu tentava dar leveza àquele momento, mas com comprometimento e profunda dedicação. E é assim que mergulho nos meus trabalhos até hoje: uma mistura entre a alegria de estar em cena e o amor e respeito à profissão", refletiu.