A primavera chegou e, além de proporcionar benefícios para o organismo com as frutas da estação, ela possibilita o reflorescimento da flora. Devido a isso, ela é considerada a melhor época do ano para aderir a tratamentos de beleza que envolvam flores e plantas como o óleo de melaleuca. Em entrevista para o Purepeople, a naturóloga Mariana Vitte e a terapeuta floral Marcia Rissato revelam as vantagens de incluí-las na rotina de beleza, além de citarem para que serve cada flor.
Para conseguir todos os proveitos das plantas, é necessário saber como retirar de sua composição o material necessário. "Existem duas maneiras de extrair os benefícios das flores: deixando a pétala de molho por mais de um mês para fazer um extrato ou aquecendo-as para produzir os óleos essenciais. A segunda opção é a mais eficiente apesar de ser mais rara e difícil de extrair", aponta a terapeuta ao ser complementada pela naturóloga do W Estética & Spa: "Os princípios ativos presentes nas flores trazem benefícios como tonificação, nutrição, regeneração celular e revitalização da pele." Além disso, é importante conhecer o que cada flor pode oferecer. "De um modo geral todas as flores fornecem benefícios para a pele, pois são ricas em polifenóides, substância que age contra os radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele", esclarece Mariana sobre uma das propriedades também presente no óleo de canabidiol ao ter a fala completada pela Marcia: "Existem as flores que já são clássicas como a lavanda, o hibisco e a calêndula, pois possuem efeitos calmantes atenuando as inflamações da pele, principalmente as peles mais sensíveis." Quando aliadas a outros ingredientes como frutas, os efeitos para a pele podem ser ainda melhores.
Quem tem a pele seca sabe como é difícil ter que lidar com certas características, mas a flor pode ser um aliado para combater os incômodos. "A lavanda ajuda a acalmar a pele", explica as especialistas ao recomendarem: "Principalmente em casos de peles mais sensíveis." Além disso, a cor da planta está super na moda e é um dos tons que estão em alta para o verão.
Uma das flores mais conhecidas pode ser a solução para a aparência da sua pele. "Na aromaterapia é vista como um afrodisíaco e equilibra os ânimos", informam as profissionais ao apontarem os benefícios alcançados pela planta quando usada no órgão: "Tem poder de nutrir, tonificar e homogeneizar o tom da pele."
A maioria das mulheres brasileiras convivem com a pele oleosa, devido ao clima do país. Com isso, é comum ter problemas com acne, mas é possível reverter esse quadro. "O gerânio tem ação antisséptica e combate a oleosidade", declaram as especialistas ao desenvolver: "Auxiliando no tratamento de cravos e espinhas. Também tonifica a pele."
Algumas flores também podem ser utilizadas para cuidados com os fios. "A camomila é indicado para clarear os cabelos", sugerem as profissionais ao acrescentarem: "Tem propriedades antinflamatórias, sedativas e antissépticas."
Muitas vezes, é possível fazer um mix de flores para conseguir conquistar mais benefícios quando forem relacionadas. "Quando associada à lavanda, a néroli melhora também a elasticidade", relatam as especialistas ao apontarem: "Também melhora a textura da pele."
Para dar uma nova cara para a pele, a flor-de-lis é uma das plantas mais recomendadas. "Ela tem efeito peeling quando utilizada no seu estado primário", recomendam as profissionais ao desenvolverem: "O que possibilita a regeneração da pele e eliminando as células mortas."
(Por Fernanda Casagrande)