Todo ano a Pantone, empresa cujo sistema de cores é legalmente utilizado na indústria gráfica, revela a cor que representa o humor daquele momento. A cor do ano de 2018 é a ultraviolet, um roxo profundo e nada discreto que anda aparecendo sobretudo na make. Mas já podemos decretar que o tom que pegou mesmo na moda foi sua versão mais clarinha, o lavanda. O tom lavado de roxo é leve e fácil de combinar, fica bem em quase todos os tons de pele e traz o frescor de uma cor viva sem sair do básico.
A cor -- como usou Kendall Jenner no CFDA Fashion Awards -- vem aparecendo em passarelas das marcas mais badaladas da moda mundial e também no Brasil. Algumas grifes mais ousadas, como Victoria Beckham, por exemplo, propuseram uma combinação do lavanda com tons ainda mais vibrantes. A estilista britânica usou acessórios verdes para complementar looks (quase) monocromáticos. A proposta de mesclar o lavanda a outro tom vibrante é ultramoderna e traz informação de moda até às produções feitas com peças mais básicas. Já a marca Bottega Veneta misturou a cor a um tom de rosa millenial (aquele rosa mais clarinho, tipo bebê). Essa proposta de mix é igualmente ousada, já que traz tons lavados bem diferentes na mesma produção. Mas, ao mesmo tempo, traz uma mensagem suave, que não agride aos olhos, mas que acaba sendo muito mais interessante do que se o mix fosse feito com tons neutros.
Já vimos por aqui mesmo que tons mais intensos em look total estão em alta. Essa foi a aposta de marcas como as americanas Michael Kors e Proenza Schouler para criar produções monocromáticas de verdade. Repare em como nessas produções (em nossa galeria!) até os acessórios compõem o look todo em uma cor, e combinam perfeitamente com as peças principais. Braceletes, sapatos, bolsas... Todo tipo de acessório pode entrar nessa dança e o fator fashion do look aumenta na mesma medida que o tamanho do acessório: quanto maior melhor!
Se o caso for uma festa de arromba, a tendência combina perfeitamente. Nos desfiles da alta-costura do inverno 2019 (no hemisfério norte!) a trend apareceu em looks dignos de tapete vermelho. Elie Saab, por exemplo, apostou na cor para tingir looks já tradicionais na grife: os vestidos longos e superbordados, feitos para vestir princesas contemporâneas. Já a Valentino criou um vestido longo e volumoso todo em plumas, que parece ter o cheiro da cor que o tinge. A atriz Scarlett Johansson foi uma das que apostaram no tom no tapete vermelho.
(por Deborah Couto)