
Em meio a diversas polêmicas envolvendo sua vida pessoal, não tem como negar que Rafael Cardoso se destacou em diversas novelas da TV Globo, não é mesmo? Desde que estreou na emissora, lá em 2008, o ator construiu uma carreira sólida e versátil e, desde então, participou de várias produções de sucesso - mas algumas nem foram tanto sucesso assim.
Em recente entrevista, o artista não poupou críticas a uma novela que fez na TV Globo e que considera seu único fracasso na dramaturgia: "Sol Nascente", escrita por Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer e exibida pela Globo na faixa das 18h em 2016.
“Novela fraquíssima, fraca! (....) uma bosta!”, disparou ao portal Leo Dias. Segundo Rafael Cardoso, que admitiu vício em drogas, "Império" e "Lado a Lado" foram algumas tramas que considera sucesso na carreira: "Só uma aí no meio dessas… tinha que ter uma merdinha no meio”, acrescentou, debochando.
- "Beleza Pura" (2008): Primeira novela de Rafael na Globo, onde interpretou Klaus.
- "Ti Ti Ti" (2010): Participou do remake da novela, ampliando sua visibilidade.
- "A Vida da Gente" (2011): Interpretou Rodrigo, um dos protagonistas, consolidando sua carreira.
- "Além do Tempo" (2015): Atuou como Felipe, em uma trama que explorava temas de reencarnação e amor eterno.
- "Sol Nascente" (2016): Viveu o personagem Mario, em uma história que mesclava romance e questões culturais.
- "O Outro Lado do Paraíso" (2017–2018): Interpretou o Dr. Renato Amadeu, um médico com reviravoltas surpreendentes na trama.
- "Espelho da Vida" (2018–2019): Assumiu os papéis de Danilo Breton e Pedro, em uma narrativa que envolvia viagens no tempo e mistérios do passado.
Em outubro de 2022, Rafael Cardoso encerrou seu contrato com a TV Globo após mais de 10 anos de colaboração. Segundo sua assessoria, a decisão foi tomada para que o ator pudesse se dedicar a novos projetos e explorar outras oportunidades na carreira.