Valentim (Danilo Mesquita) vai descobrir que é filho de Luzia (Giovanna Antonelli) na reta final da novela "Segundo Sol". Será Rosa (Letícia Colin) quem abrirá o jogo com o filho de Beto (Emilio Dantas), depois de revelar a Ícaro (Chay Suede) que o rival é seu meio-irmão. A cena irá ao ar dia 15 de outubro, antecipa o colunista de TV Daniel Castro. A essa altura, a ex-marisqueira já vai saber a verdade e contará tudo ao cantor. A trama das nove chega ao fim no dia 9 de novembro.
Até Valentim descobrir que sua mãe não é Karola (Deborah Secco) muita água vai rolar. Primeiro, ele irá brigar com o pai. Depois, terá flagrado Rosa na cama com Ícaro. É nesse dia que vai saber ainda que não é o pai do filho da ex-garota de programa. Ao receber a visita da jovem, o rapaz se revolta. "Eu não consigo nem imaginar o que você pode ter para me dizer. Aliás, Rosa, acho que nem me interessa", diz ele, que terá rompido relações com a irmã de Maura (Nanda Costa), acusando-a de tentar lhe aplicar o golpe do baú. "Interessa, sim. Interessa a você porque é sobre você. Eu preciso lhe contar uma coisa que descobri e guardei por muito tempo. Um segredo que sempre esteve aqui, engasgado na minha garganta, mas que eu nunca falei porque eu não presto, como você já sabe. Karola não é sua mãe de verdade", dispara Rosa.
A nova bomba desnorteia Valentim. O meio-irmão de Manu (Luisa Arraes) diz não acreditar na história. Me escuta, Valentim, eu tô falando sério. Sua mãe, sua mãe de sangue é Luzia. Você é filho de Beto e Luzia", conta. Quando percebe que foi desmascarada, Karola vai embora de casa e tenta refúgio com Laureta (Adriana Esteves), a quem terá tentado matar. Desesperada, tomará um porre e, por fim, vai se banhar ao lado de moradores de rua em um chafariz.
Depois de planejar vingança contra a própria família e inventar que o tio a tentou estuprar, Rochelle (Giovanna Lancellotti) vai ser diagnosticada com a síndrome de Guillain-Barré, entrando em desespero. Com o passar dos dias, a jovem passa a ser dependente da família para tudo. Quando volta para casa, após um período de internação, se revolta ao saber que seu quarto agora é no térreo da mansão. "Mudaram meu quarto? Como assim?", pergunta. E Manu dá um sermão na irmã de criação, ameaçada de levar uma surra de cinto do tio, Roberval (Fabricio Boliveira). "Deixe de frescura, Rochelle, é mais uma fase provisória, quando ficar boa volta pro seu quarto lá em cima", diz.
Leia também sobre a novela "O Tempo Não Para": Samuca sofre um grave acidente e Barão admite culpa
(Por Guilherme Guidorizzi)