No último capítulo da novela "Pantanal", nesta sexta-feira (7), Filó (Dira Paes) vai herdar uma "herança maldita" de José Leôncio (Marcos Palmeira) após a morte do marido, com quem se casa em cerimônia tripla. O "rei do gado" morre após se sentir mal e não conseguir pedir socorro.
Em seguida, o pai de Jove (Jesuíta Barbosa) finalmente se reencontra com o pai, Joventino/Velho do Rio (Osmar Prado), e assume o posto de guardião do Pantanal, na novela a ser substituída por "Travessia" (veja aqui detalhes da nova trama das nove).
Depois de alguns anos, José Leôncio vai surgir andando com os netos, os filho de Jove e Juma (Alanis Guillen) e Trindade (Gabriel Sater) e Irma (Camila Morgado), porém Filó só irá enxergar as crianças. Quem conta é a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo".
A essa altura, um falatório já estará circulando de que José Leôncio é o novo Velho do Rio. Porém, para si mesma Filó vai se mostrar totalmente incrédula. A mãe de Tadeu (José Loreto) alega que caso Leôncio fosse o protetor do Pantanal ele iria aparecer para ela.
No capítulo desta noite (3), Alcides (Juliano Cazarré) vai matar Tenório (Murilo Benício) com uma zagaia, porém a culpa cairá sobre Zaquieu (Silvero Pereira), que chega a ser baleado pelo vilão. Depois, o peão revela a Maria Bruaca (Isabel Teixeira) que deu um fim no pai de sua filha.
"Pode até sê loucura tudo o que eu fiz c'ocê...Mais num me arrependo.. Faria tudo ôtra veiz. Porque nunca lhe sirvo, quem me serve é ocê. Dessas sua vontade de tá mais eu. Ocê foi o único home que feiz eu me sintí viva em toda a minha vida, Arcides... Que feiz eu me sentí querida... Que feiz eu me sentí mulher", revela Maria, antes de se mudar para o Sarandi, no Paraná.