No fim da novela "Pantanal", após Alcides (Juliano Cazarré) revelar para Maria Bruaca (Isabel Teixeira) que matou Tenório (Murilo Benício) com uma zagaia, o casal irá embora da fazenda. Quem adianta é o colunista André Romano, do "Observatório da TV".
"Travessei ele na zagaia. Que nem o cramulhão disse que tinha que ser. Finquei ele no chão. E uma sucuri deu cabo do resto", dirá o peão para a ex-mulher do fazendeiro, enquanto a viúva,Zuleira, se envolve com Eugênio e transa com ele na cama que dividia com o vilão.
Alcides e Maria Bruaca irão morar nas terras do Sarandi (Paraná). "Pode até sê loucura tudo o que eu fiz c'ocê...Mais num me arrependo.. Faria tudo ôtra veiz. Porque nunca lhe sirvo, quem me serve é ocê. Dessas sua vontade de tá mais eu. Ocê foi o único home que feiz eu me sintí viva em toda a minha vida, Arcides... Que feiz eu me sentí querida... Que feiz eu me sentí mulher", afirmará Maria.
No último capítulo de "Pantanal", José Leôncio (Marcos Palmeira) vai olhar para a foto do Velho do Rio e só verá um borrão de luz. O 'rei do gado' sentirá uma dor muito forte no peito e morrerá na trama que termina dia 7 de outubro.
"Quando o Joventino acordar, vou pedir para ele me levar para São Paulo (terminar os exames)", é o que pretende o marido de Filó. No entanto, ao começar a conversar com a foto do pai, o fazendeiro passará a enxergar Joventino/Velho do Rio. "Eu estou lhe vendo, pai!", dirá, emocionado.
Essa será a deixa para indicar a morte de José Leôncio, que aparecerá depois a cavalo pouco antes de encontrar o pai. "Estou aqui, seu filho, José Leôncio. Apareça! Estou aqui", afirmará, desesperado. Com um joelho apoiado na terra, o fazendeiro não esconderá a alegria ao reencontrar o pai.