Jacó (Petronio Gontijo) vai conversar com Deus (voz de Flávio Galvão) nos últimos capítulos da novela "Gênesis" um pouco depois de descobrir que José (Juliano Laham) está vivo e é o governador do Egito. A Record TV chegou a anunciar que a trama bíblica chegaria ao fim dia 15, mas em seguida resolveu esticar um pouco mais o folhetim. Originalmente, essas cenas iriam ao ar no penúltimo capítulo, mas não se pode mais assegurar isso por conta da edição.
De acordo com o roteiro obtido pelo Purepeople, Jacó estará em uma tenda dormindo quando ouve o chamado de Deus. "Jacó! Jacó!", fala o Criador. O centenário profeta abre os olhos e responde ao Seu chamado. "Estou aqui, Senhor", diz o viúvo de Lia (Bruna Perdigão/Michelle Batista/Ingra Lyberato) e Raquel (Thais Melchior/Giselle Tigre).
Nesse momento, Deus afirma para Jacó não temer a ida para o Egito, no qual terá reencontro emocionante com José e emocionará Sheshi (Fernando Pavão) ao lhe abençoar. E que o seu filho favorito estará com ele em seu último suspiro.
"Eu Sou Deus, o Deus de seu pai. Não fique com medo de ir pro Egito, porque lá Eu farei de você uma grande nação. Eu irei ao Egito com você e certamente te trarei de volta. Vai ser a mão de José que vai fechar os seus olhos", diz o Pai. Vale lembrar que a morte de Jacó ficará nas entrelinhas apenas.
Daí em diante, o telespectador verá o ancião acordando sereno e o acampamento sendo desmontado. Alguns dias irão se passar até que a comitiva de Jacó chegue ao Egito. Enquanto isso, Deus irá "costurar" as cenas. "Então Jacó saiu de Berseba. Os filhos de Israel levaram a seu pai, suas esposas e seus filhos nas carruagens que o faraó havia enviado", narra.
"Levaram também os seus rebanhos e todos os bens que tinham adquirido em Canaã. Assim Jacó foi para o Egito levando com ele toda a sua descendência – seus filhos e seus netos", prossegue o Criador no folhetim dividido em sete fases (Adão e Eva/Dilúvio/Torre de Babel/Ur dos Caldeus/Abraão/Jacó/José).
Vilã da atual fase, Neferíades (Dandara Albuquerque) foi expulsa de casa pelo marido, Potifar (Val Perré), e teve o nariz decepado por traição. Após passar a se prostituir, a egípcia encontrará ainda mais sofrimento. Ao perambular pelo deserto, acaba desmaiando e é socorrida por Teruel (Amaurih de Oliveira).
Mas acaba expulsa também por Apepi pela falta do nariz, o que era considerado uma maldição. Ao retornar para o deserto, a víbora acaba se entregando à morte.