Nos últimos capítulos da novela "Além da Ilusão", Joaquim (Danilo Mesquita) vai enfrentar a mãe de criação, Úrsula (Barbara Paz), ao descobrir que foi raptado por ela quando bebê. A essa altura, o vilão já terá deixado a cadeia ao ser acusado de matar Abel (Adriano Petermann), assassinado pela vilã. Quem conta toda a verdade para o atual marido de Isadora (Larissa Manoela) é Margô (Marisa Orth).
A atual novela das seis exibe o último capítulo dia 19 de agosto prometendo punição para Joaquim, que ameaça Davi (Rafael Vitti) com uma arma ao flagrá-lo com Isadora. "Morávamos eu, Úrsula e Carolina, sua mãe de sangue, na mesma pensão em São Paulo. Úrsula trabalhava como garçonete e se envolveu com Fernando, pai do Eugênio (Marcello Novaes)", inicia a vedete, antecipa o colunista André Romano, do "Observatório da TV".
"Mas ele era casado, não quis largar a família pra ficar com ela. Quando a Carolina teve o Joaquim e morreu no parto, Úrsula passou a mão no menino e foi com ele pra capital dizer que era do Fernando", acrescenta a artista na novela a ser substituída por "Mar do Sertão" (saiba aqui detalhes da nova produção).
+ final de 'Além da Ilusão': Letícia se escolhe entre Bento e Lorenzo
Sabendo da verdade, Joaquim vai atrás da mãe de criação e a encara, fazendo a ladra confessar o rapto: "E assim, meu filho, você foi criado a pão de ló. Consegui pra você uma vida de rei que jamais teria ao lado da família de sangue".
Só que o vilão não vai aceitar a justificativa da víbora. "Não! Você me tirou a chance de ser uma pessoa completamente diferente da que sou! Roubou de mim a minha família e o meu destino. A culpa de toda a desgraça da minha vida é sua, Úrsula! Você é um demônio, uma diaba de saias! Meu consolo é que ainda vai pagar por tudo isso no inferno!", dispara, furioso.