O cinema brasileiro está em festa! O filme "Trash - A esperança vem do lixo", uma coprodução entre Brasil e Reino Unido, foi anunciado neste sábado (25), na Itália, como o grande vencedor do Festival de Cinema de Roma de 2014.
Dirigido pelo inglês Stephen Daldry, o longa-metragem venceu a principal votação popular após concorrer com filmes como "Garota Exemplar", de David Fincher e "Black and white", de Mike Binder.
Além do prêmio principal vir para o Brasil, o cineasta brasileiro Walter Salles também foi homenageado durante o Festival. Ao receber o prêmio Marc'Aurelio, por toda a sua carreira, o diretor de sucessos como "Central do Brasil" e "Diários de motocicleta" agradeceu ao cinema italiano que, segundo ele, o inspirou a seguir na profissão.
Nacional e internacional
No elenco do filme "Trash - A esperança vem do lixo", atores nacionais e internacionais ajudaram a contar uma história de ação, um thriller com direito a perseguição policial e políticos corruptos. Apesar de não deixar claro na sinopse, a trama se passa no Brasil, em uma favela carioca. Os protagonistas, Rickson Tevez, Gabriel Weinstein e Eduardo Luis, três adolescentes selecionados em testes em comunidades, fazem atores consagrados como Selton Mello, Wagner Moura, Rooney Mara e Martin Sheen brilharem ainda mais.
Majoritariamente falado em português, "Trash" foi baseado no livro homônimo escrito pelo inglês Andy Mulligan. Na trama, ao ser perseguido, o personagem de Wagner Moura perde sua carteira com um código dentro. O número, que dá acesso a uma fortuna roubada, passa a ser almejado pelos policiais, que perseguem os meninos de rua que encontraram o papel.
"Não acho que seja um filme político, mas ele tem a política como um dos elementos presentes", explicou Wagner Moura, que para rodar o longa precisou emagrecer por exigência da produção devido às sequências de ação.