Wagner Moura está protagonizando uma polêmica na Espanha graças à série "Narcos", da qual foi protagonista das duas temporadas e chegou a ser indicado ao Globo de Ouro. Na pele do traficante Pablo Escobar, personagem para o qual fez aulas de espanhol, o ator aparece em uma publicidade na Porta do Sol, um dos principais pontos turísticos do país, com a frase "Oh, branco Natal".
De acordo com o jornal português "Diário de Notícias", no entanto, o trocadilho, que ironiza as drogas vendidas por Escobar à neve associada comum na época do Natal na Europa, não foi bem visto pelo governo da Colômbia, país para o qual Wagner Moura se mudou por conta da série, pois poderia prejudicar a imagem do país, e por uma comissão do parlamento espanhol. Carmen Quintanilla, presidente da Comissão-mista para o Estudo dos Problemas das Drogas, indicou aos veículos locais seu apoio ao governo colombiano, que já havia pedido a retirada do cartaz.
Dieta vegana ajudou ator a emagrecer: 'Sem carne e derivados do leite'
Após o fim de sua participação na série - uma terceira temporada segue prevista, sem ter o narcotraficante como protagonista - Wagner Moura decidiu voltar à antiga forma e perder os 20 quilos que engordou para o projeto. Ele se tornou adepto de uma dieta vegana e passou a fazer boxe. "Além de perder peso, queria tirar esses dois anos de maldade, tiros e morte de mim. Foram dois meses sem beber, fumar, comer carne e derivados de leite. Ainda faltam sete, mas já estou novamente no jiu-jítsu. Voltei a tomar um vinhozinho, mas nunca mais vou comer carne ou frango", explicou o artista, 13 kg mais magro.
(Por Marilise Gomes)