O cinema brasileiro confirma sua boa fase no Festival de Cinema de Roma, na Itália, que acontece entre os próximos dias 16 a 25 de outubro. Além da exibição de vários filmes nacionais, o festival vai prestar uma homenagem a Walter Salles.
O cineasta brasileiro receberá o prêmio Marc' Aurelio Lifetime Achievement Award por causa de sua carreira. Seu filme com Jia Zhangke, "Um Gars De Fenyang", será apresentado na sessão Events.
Walter é responsável por diversos filmes como "A Grande Arte" (1991), "Terra Estrangeira" (1995), "Central do Brasil" (1998, estrelado por Fernanda Montenegro), "Abril Despedaçado" (2001), "Diários de Motocicleta" (2004), "Linha de Passe" (2008) e o longa "Na Estrada" (2012), protagonizado por Kristen Stewart, estrela da saga "Crepúsculo".
Além dele, outros filmes brasileiros vão ser exibidos. Entre eles, "Obras" (de Gregorio Graziosi), "Já Visto Jamais Visto" (de Andrea Tonacci) e "Ato, Atalho e Vento" (de Marcelo Masagão).
Quem também estár no evento é o cineasta Marco Dutra. O seu suspense "Quando Eu Era Vivo", com Antônio Fagundes e Sandy, será exibido na sessão Mondo Genere, voltada a filmes de gêneros distintos e que fazem suas estréias mundiais.
O longa "Trash", produzido no Reino Unido e rodado no Rio de Janeiro, que tem a participação de Wagner Moura, Selton Mello, André Ramiro e Jesuíta Barbosa, também está entre os filmes brasileiros exibidos.