O apresentador Gugu Liberato, cuja morte foi confirmada pela família na sexta-feira (22) após um acidente doméstico em Orlando, recebeu homenagens de diversos apresentadores e emissoras neste fim de semana. Rodrigo Faro, por exemplo, não conteve a emoção ao falar do aprendizado que teve com o veterano. Através das redes sociais, a família, no Instagram da filha Marina, retribuiu o carinho. "Queria agradecer à Record e a todas as emissoras, apresentadores e fãs pelas lindas homenagens", escreveu a adolescente, cuja relação de afeto com o pai foi comentada por ela em post anterior.
Discreta na exposição de sua vida pessoal, a viúva de Gugu Liberato, Rose Miriam Di Matteo conversou com Luiz Bacci sobre o acidente sofrido em casa pelo artista. "Só consigo lembrar da hora do barulho. Ele subiu ao sótão da casa e de uma hora para outra só se ouviu o barulho do Gugu caindo no chão", disse ao jornalista na entrevista, que não foi gravada a pedido de Rose. Bacci reproduziu o que conversou com ela: "Ela é médica e estava apta a fazer os primeiros socorros. Imediatamente vieram os três filhos. Ela falou: 'Depois, eu parei, tentei ser mais racional, e ligamos para o resgate, que chegou em cinco minutos'. Ela disse: 'como constroem um sótão dessa maneira? Como poderíamos imaginar?'", contou o apresentador.
Para que pudesse ser feita a doação dos orgãos, foi necessária uma cirurgia de cerca de 6 horas. Antes dela, a equipe médica leu uma carta escrita pela família do artista em primeira pessoa. "Neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver. Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos. Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz. Gugu", dizia.
Em novo comunicado divulgado nesta segunda-feira pela assessoria de imprensa de Gugu, foi indicado que o velório está previsto para acontecer ainda esta semana em São Paulo. Os documentos foram liberados pelo primogênito do apresentador, João Augusto Liberato, de 18 anos, e a última despedida de amigos e público será na assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na quinta-feira (28). Após o velório, o corpo será sepultado no jazigo da família no Cemitério Getsêmani, Morumbi, também na capital paulista.
(Por Marilise Gomes)