O nome de Faustão esteve em evidência nos últimos meses após o apresentador passar por um transplante de coração. Passada a intervenção, que foi um sucesso, uma possível nova internação de Fausto Silva passou a ser veiculado no Kwai, aplicativo patrocinador do 'BBB 24 '.
Na última semana, o Kwai foi envolvido em uma grande polêmica com fake news após mandar uma notificação para seus usuários com a seguinte frase: "Faustão grava vídeo no hospital e fala do estado de saúde".
O conteúdo, que muitos julgaram ser recente, na verdade era de uma reportagem transmitida pelo Domingo Espetacular em agosto de 2023. Como se não bastasse, a empresa ainda mandou uma segunda notificação cerca de uma hora depois voltando a falar da saúde de Faustão, que passou por sucessivas internações ano passado antes do transplante.
"Faustão está internado novamente", dizia a nova mensagem, que redirecionava para um vídeo de uma reportagem da CNN Brasil feito em setembro de 2023, quando o apresentador foi internado às pressas para fazer exames.
Os vídeos, publicados por usuários comuns da plataforma e recomendados pelo Kwai, geraram polêmicas e muito espanto entre os fãs do apresentador, que recentemente relatou ter sofrido um acidente.
Com o assunto ainda em alta e refletindo em buscadores como o Google, que recebeu um grande volume de pesquisas sobre o assunto, o Kwai, que este ano patrocina o 'BBB 24' e até virou polêmica por uma reação de Vanessa Lopes, justificou as fake news espalhadas para seus usuários.
"O Kwai esclarece que o conteúdo em questão é antigo e que as notificações citadas se tratam de um erro técnico do sistema, atualmente em processo de correção", disse a empresa em nota enviada para o site Notícias da TV.
"O app tem como prioridade construir e manter uma comunidade respeitosa, saudável e harmoniosa - que esteja de acordo com seus Termos de Serviço para todos os usuários. Por meio dessa premissa, reforça seu compromisso contra a propagação de notícias falsas, ressaltando a importância da veracidade nas informações compartilhadas", encerrou.