Quem pensa que a festa do carnaval 2023 de São Paulo acabou no Anhembi com a passagem das 14 escolas de samba do Grupo Especial se enganou. O domingo de Momo (19) foi de desfiles do Grupo de Acesso 1 com oito agremiações. E se no Rio, Arlindo Cruz foi homenageado, quase ao mesmo tempo em Sampa, a X-9 Paulistana levou para a Avenida um enredo em homenagem a outro ícone do samba: dona Ivone Lara, morta em 2018 aos 97 anos.
Rainha de bateria da tricolor, a cantora Ingrid Mantovani usou uma fantasia all red avaliada em R$ 50 mil reais para representar a coroa do Império Serrano, escola pela qual a sambista torcia. A fantasia somava 30 mil cristais, um pouco mais que os 20 mil que Carla Diaz ostentou em seu look como madrinha de bateria da Estrela do Terceiro Milênio.
Já no Rio, Dandara Mariana desfilou com uma peça que somava 100 mil pedrarias. Pouco após cruzar o Sambódromo paulistano, a intérprete de "Rodeio Virou Bailão" comentou a sensação de defender as cores da X-9. "Usei um triquíni que trouxe um conforto para a avenida, uma coroa e costeiro metalizado e com detalhes em cristais".
"Na minha vida nunca senti uma energia como essa, foi pura emoção. Estava ali de corpo e alma e foi um momento único na minha. Obrigada X-9 por ter me escolhido e ter me dado essa oportunidade", afirmou a cantora que modificou a dieta e fez aulas de samba. "A minha professora Cíntia Melo tem total crédito nessa minha grande melhora", reforçou Ingrid.
Rebaixada em 2020 no Grupo Especial, a tricolor tenta pela segunda vez retornar para a elite, onde foi campeã duas vezes (1997/2000) com "Dona Ivone Lara, mas quem disse que eu te esqueço? X-9 Paulistana canta o centenário da Dama do Samba!" do carnavalesco Leno Vidal.
As baianas fizeram uma homenagem ao Império Serrano e um dos carros trouxe uma alegoria representando a homenageada. A X-9 lembrou que Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a integrar a ala de compositores de uma escola de samba.
Além da X-9 desfilaram a Nenê, que abriu a noite, a Camisa Verde e Branco, a Vai-Vai, a Morro da Casa Verde, a Colorado do Brás, a Pérola Negra e a Mocidade Unida da Mooca. As duas primeiras colocadas migram para o Grupo Especial em 2024.